15/10/2016 - TAMAR Ubatuba-SP passa oficialmente a contribuir com a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e os conhecimentos científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Leia mais. ↓
O Projeto TAMAR Ubatuba conquistou o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA, durante a 26ª Reunião do Bureau do CN-RBMA, realizada na cidade de Maceió, Alagoas, no dia 26 de setembro de 2016. Com a missão de contribuir com o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, que em 2016 completa 25 anos, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada pela UNESCO, através do Programa MaB (Programa Homem e a Biosfera) no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, ocupando 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica.
Para ser um Posto Avançado, o TAMAR Ubatuba precisou provar que desenvolve ações para a proteção e divulgação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica, as três funções básicas para ser aceito como parceiro da Reserva. Com 25 anos de atuação no litoral de Ubatuba em prol da conservação e proteção das tartarugas marinhas, o TAMAR Ubatuba recebe anualmente 100 mil visitantes, dentre os quais estudantes e professores da rede pública.
Contando com a comunicação visual dos espaços temáticos e atendimento por monitores capacitados pela equipe do TAMAR, os visitantes podem conhecer as quatro espécies de tartarugas marinhas que existem na região, participam de atividades interativas e lúdicas, assistem a vídeos e palestras. Além disso, aproveitam programações culturais com temas do meio ambiente, da cultura da Mata Atlântica e de outros lugares do Brasil e do mundo. “Sempre nos preocupamos em oferecer ao visitante um olhar integrado entre a natureza e a cultura, entre a floresta e o mar. Exemplos disso são as placas informativas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica e os eventos que ajudamos a realizar, como o Festival da Mata Atlântica, ou que realizamos anualmente, como o Mês da Cultura Popular Caiçara", explica a coordenadora TAMAR Ubatuba, a oceanóloga Berenice Maria Gomes.
A conquista do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera beneficiará não apenas a própria instituição, mas os moradores e turistas de Ubatuba, já que os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva, além de receberem coleção de publicações e comunicação que ficarão disponíveis para pesquisa pública. Saiba sobre outros Postos Avançados da RBMA.
TAMAR - O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental desenvolvido com as comunidades costeiras serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Visite www.tamar.org.br
Fundação Projeto Tamar participa de mais uma Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM
Fundação Projeto Tamar inaugura novo espaço em Regência: o “Espaço Praia”
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!