27/08/2025 - Atividades envolvem crianças, professores e comunidades em iniciativas que valorizam saberes locais e fortalecem a conservação das tartarugas marinhas ↓
A Fundação Projeto Tamar tem investido cada vez mais em oficinas educativas como parte de seus programas de educação ambiental. As atividades unem teoria e prática, estimulam novas habilidades e reforçam a importância da conservação marinha em diferentes comunidades.
As oficinas acontecem em quatro programas especiais: Escolinha do Tamar em Arembepe (BA), Tamarzinhos da Foz em Regência e Povoação (ES), Escolinha do Tamar do Pontal, no Pontal do Ipiranga (ES), além do Tamar na Escola, desenvolvido em instituições públicas de Regência e da Aldeia Indígena da Reserva Biológica de Comboios.
Saberes locais em destaque
Na Bahia, a Escolinha do Tamar de Arembepe promove oficinas de pesca artesanal em parceria com pescadores da comunidade. As crianças aprendem técnicas que reduzem a captura incidental de tartarugas marinhas, como a pesca de linha e a tarrafa, fortalecendo o vínculo entre conhecimento tradicional e conservação.
No Espírito Santo, os programas Tamarzinhos da Foz e a Escolinha do Tamar do Pontal oferecem oficinas de vídeo animação, videomaker além da pesca artesanal. Nas oficinas audiovisuais, conduzidas pelo consultor Bruno Cabús junto à equipe de educação ambiental da Fundação, as crianças criam roteiros, produzem animações e entrevistam antigos e atuais colaboradores da Fundação como a Coordenadora Nacional de Pesquisa e Conservação, Neca Marcovaldi. Os temas vão das ameaças às tartarugas até as histórias das bases de pesquisa e projetos sociais desenvolvidos na região.
Conheçam os olhares infantis sobre as tartarugas marinhas!
ESCOLINHA DO TAMAR NO PONTAL - OFICINA DE ARTE ANIMAÇÃO: O PINGENTE MÁGICO DA TARTARUGA
ESCOLINHA DO TAMAR NO PONTAL - OFICINA VÍDEO MAKER: HISTÓRIA DO PROJETO TAMAR NO PONTAL.
TAMARZINHOS DA FOZ - REGÊNCIA: OFICINA DE ARTE ANIMAÇÃO: AS TARTARUGAS MARINHAS.
TAMARZINHOS DA FOZ - POVOAÇÃO: OFICINA DE ARTE ANIMAÇÃO: DEIXA A TARTARUGA IR PRO MAR.
TAMARZINHOS DA FOZ - REGÊNCIA - OFICINA VÍDEO MAKER: HISTÓRIA DO PROJETO TAMAR EM REGÊNCIA.
TAMARZINHOS DA FOZ - REGÊNCIA: OFICINA VÍDEO MAKER: CICLO DE VIDA DAS TARTARUGAS MARINHAS.
Cultura indígena e produção audiovisual
Na Aldeia Indígena de Comboios, o Tamar na Escola promoveu uma oficina de vídeo animação que envolveu professores e estudantes. O resultado foi o curta “As Tartarugas em Terras Indígenas”, em que a comunidade narra a importância das tartarugas em sua própria história e cultura.
Além disso, oficinas de cultura oceânica e conservação foram realizadas com professores, coordenadores e diretores das escolas de Comboios e Vila Regência. Os encontros discutiram os princípios da cultura oceânica e como integrar temas como conservação das tartarugas marinhas e proteção dos oceanos ao currículo escolar. As propostas construídas em conjunto serão incorporadas ao planejamento das aulas do segundo semestre de 2025.
Com a participação de crianças, educadores e comunidades tradicionais, as oficinas reafirmam o papel da Fundação Projeto Tamar como referência em educação ambiental, valorização cultural e engajamento comunitário na conservação das tartarugas marinhas.
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!