pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Vitória - ES

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Fone: (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br
De terça-feria a domingo, das 8:30 às 17:00 horas.

O Centro de Visitantes de Vitória/ES está localizado na Praça do Papa, onde são realizados os eventos festivos da cidade, na entrada da baía de Vitória, no Bairro Enseada do Suá, onde está a Colônia de Pescadores da Praia da Suá. A paisagem do local foi revitalizada e o visitante conta com roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies, espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade, principais locais de desova das tartarugas no estado. 

Há um auditório para realização de palestras e exibição de vídeos, dois tanques com 2 e 30 mil litros, com espécimes de tartarugas verdes (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivacea). O tanque menor representa o ninho e os filhotes, e o tanque maior é montado dentro de um barco e mostra o risco da captura incidental na pesca ao ambiente marinho.

Equipe de recepção e atendimento, vigilância 24 horas.

O atendimento pela equipe do Tamar é gratuito para a comunidade de pescadores e rede de ensino público do município de Vitória, com atividades guiadas e palestras. O recurso gerado pela visitação dos turistas e demais redes de ensino é integralmente revertido para as atividades de conservação das tartarugas marinhas. 

O Projeto Tamar Vitória faz parte do desenvolvimento da orla e circuito turístico e cultural da Enseada do Suá, localizando-se entre o Horto Mercado, o Espaço de eventos da Praça do Papa, o Memorial da Paz, e Museu e o Cais das Artes.

Atrações

  • VISITAS ORIENTADAS
  • ESPAÇOS TEMÁTICOS
  • LAZER E SERVIÇOS
  • HISTÓRIA

Cada atividade tem seu dia e horário. O visitante faz sua escolha, guiando-se por um painel com o cronograma. Para tirar dúvidas, há monitores nos pontos de encontro, de onde saem às visitas orientadas, e em toda a área do Centro de Visitantes.

Há visitas direcionadas para escolas, universidades e grupos organizados, com duração aproximada de uma hora e meia, que requer agendamento prévio. Todos podem ter acompanhamento de um biólogo, veterinário ou monitor.

Apresentam temas como as principais ameaças à sobrevivência das tartarugas marinhas, o trabalho de proteção e manejo e a importância dos arrecifes. No espaço reprodutivo, há informações sobre a Foz do Rio Doce, situada no norte do Espírito Santo, que abriga bases do Tamar em Comboios/Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga. A região possui a maior concentração de ninhos de Cabeçudas (Caretta caretta) do estado. Comboios/Regência, localizada ao norte da foz, é reconhecida como o principal local de desova regular das tartarugas de couro (Dermochelys coriacea) no Brasil. Também há informações sobre a Ilha da Trindade, principal local de desova de tartarugas verdes (Chelonia mydas), com cerca de 3.600 ninhos por ano, a sétima maior população de tartarugas do Atlântico.

O visitante conta com um mirante para apreciar a vista da baía de Vitória e da Cidade. A área tem espaços para descanso, bebedouro, e uma loja de produtos Tamar, que ajudam o Projeto a viabilizar o trabalho de conservação das tartarugas marinhas, aberta de segunda a domingo das 8:30 às 17 horas. Há banheiros temáticos e acessíveis a portadores de necessidades especiais.


 

Em 2009, foi iniciada uma cooperação técnica, um esforço conjunto para viabilizar a implantação do Centro de Visitantes na área do Parque Urbano Municipal Ilha do Papagaio.

Em 2011, foi iniciado o Termo de Compromisso visando a Gestão Compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio e o desenvolvimento de ações de proteção do meio ambiente marinho, sua biodiversidade e habitats do município de Vitória.

O Centro de Visitantes de Vitória foi inaugurado em 2012, através da parceria com a Prefeitura de Vitória, ocupando uma área total de 15mil metros quadrados, pela Gestão Compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, na Praça do Papa, Enseada do Suá. 

Como chegar

Saindo do Centro de Vitória, seguir pela beira-mar e chegar até a Praia e Enseada do Suá, entrando pelo Horto Mercado, seguindo pelo estacionamento em frente à Capitania dos Portos, depois virar à direita no prolongamento do estacionamento ao lado do Restaurante.

Saindo da Praia de Camburi, ou Terceira ponte, passar em frente ao Shopping Vitória, seguir sentido Centro, até o retorno no início da praia do Suá, que possibilita entrar no Horto Mercado, seguindo pelo Estacionamento em frente à Capitania dos Portos, depois virar à direita no prolongamento do estacionamento ao lado do Restaurante. Ônibus municipais e intermunicipais são boa opção, pois existem paradas na frente da praça do Papa.

Ingresso - Inteira R$ 7,00 e meia R$ 3,50

Petrobras