pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

Oceanário de Aracaju - SE

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

Avenida Santos Dumont, s/n, Atalaia. 
Tel: (79) 3243-3214 / 6126
e-mail: oceamar@tamar.org.br
De terça a domingo e nos feriados, das 9h às 21h.

 

O Oceanário de Aracaju foi inaugurado em junho de 2002 e tem capacidade para receber até 300 pessoas ao mesmo tempo, alcançando a marca de aproximadamente 120 mil visitantes/ano.

É o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil. Os outros ficam em São Paulo (Santos, Ubatuba, Aparecida do Norte e Guarujá). O de Aracaju/SE foi criado, construído e é mantido e administrado pela Fundação Pró-Tamar, através da coordenação regional do Projeto Tamar em Sergipe. Instalado na praia da Atalaia, a 500m do mar, ocupa 141 mil m2 de área cedida pelo Governo Federal, através de contrato de cessão entre o Serviço de Patrimônio da União e a Fundação Pró-Tamar. Tem área construída de 1.700 m², na forma de uma tartaruga gigante, com a cobertura em eucalipto e piaçava. É um dos atrativos turísticos de Aracaju, destacando-se na moderna e revitalizada Orla de Atalaia, entre espelhos d’água com pontes, calçadão, ciclovia e espaço para exposições, shows e esportes aquáticos.

Através de atividades regulares, como visitas orientadas, palestras e exposições, favorece a sensibilização de moradores e visitantes para a conservação do ecossistema marinho e das riquezas do rio São Francisco. Palestras, mostras de vídeo e aulas junto aos aquários, permitem aos visitantes aprenderem sobre o ecossistema do litoral sergipano e conhecerem diversas espécies de animais marinhos.

Atrações

  • EXPOSIÇÃO
  • AQUÁRIOS E TANQUES
  • VISITAS ORIENTADAS
  • ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
  • LAZER E SERVIÇOS


Até o final de 2013, o público poderá apreciar a exposição da Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha - BIOMAR, que mostrará a vida de animais ameaçados de extinção e protegidos pelos projetos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Golfinhos rotadores, baleias jubarte, albatrozes, tartarugas marinhas e corais poderão ser vistos em lindas imagens.
Saiba mais sobre a Rede BIOMAR

O Oceanário reúne cerca de 70 espécies diferentes, todas nativas de Sergipe expostas em 18 aquários (cinco de água doce e 13 de água salgada). Logo na entrada, fica o maior deles, o grande aquário oceânico, com 150 mil litros, abrigando cerca de 30 espécies, incluindo arraias, tubarões, moréias, xaréus, caranhas, vermelhos e meros. Possui também a réplica da parte submersa de uma plataforma petrolífera, fazendo com que o visitante entenda melhor a interação da meio natural com essa estrutura existente no litoral sergipano, que é produtor de petróleo. Existem ainda quatro tanques: um onde os visitantes podem tocar em várias espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre com a  orientação de um monitor; dois tanques com espécies de tartarugas marinhas; e um tanque com tubarões, onde o visitante poderá observar de perto o comportamento da espécie.


O programa de visitas orientadas, com agendamento antecipado e acompanhamento de um monitor capacitado pelo Tamar, conta com palestras e exibição de vídeos sobre o programa nacional de conservação das tartarugas marinhas, sobre o Oceanário, o ecossistema do litoral sergipano e a importância do cuidado com o meio ambiente. Venha saber mais sobre o que se faz há 33 anos para proteger as tartarugas marinhas.


Diariamente, às 16h:30, ocorre a alimentação dos animais, nos aquários e tanques. Os visitantes podem acompanhar e ajudar o monitor a dar comida aos tubarões, podendo tocá-los. Assim, aprendem sobre a vida marinha e as ameaças causadas pelo homem e que afetam todo o meio ambiente.


Tem também um anfiteatro de 40 lugares, painéis informativos, sistema de som com música ambiente, projeção de vídeo, vitrine com exposição permanente sobre o mangue, e um curioso fóssil de alga calcária com mais de 110 milhões de anos. Na área externa, há um palco, onde acontecem apresentações culturais, shows e espetáculos. Tem também réplicas e siluetas de tartarugas marinhas, loja de produtos Tamar, posto de autoatendimento do Banco do Brasil e estacionamento. Possui rampas de acesso e banheiros para portadores de necessidades especiais.O Oceanário tem também estrutura própria para quarentena e reabilitação de animais marinhos.

 

Como chegar

O Oceanário de Aracaju fica na orla de Atalaia, em frente aos Lagos. Partindo-se do Centro, deve-se seguir pela avenida Ivo do Prado e na sequência pela 13 de Julho, em direção ao Shopping Rio Mar. Daí, pela avenida Mário Jorge, chega-se então à Atalaia (avenida Santos Dumont);

Ingresso
Inteira R$ 14,00; meia entrada: R$ 7,00 (estudantes com carteira, crianças acima de 1m e idosos acima de 60 anos). Portadores de necessidades especiais e crianças até 1 metro não pagam.