11/08/2015 - Alguns dos centros de visitação do TAMAR também são Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha. Leia mais. ↓
Alguns dos centros de visitação do Projeto TAMAR também são Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha e todos os anos participam dos eventos propostos pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM). Mostram o que o Projeto faz para proteger as tartarugas através de sensibilização e educação ambiental, geram renda para as comunidades e arrecadam recursos para as ações de conservação e pesquisa. Juntos já receberam mais de 15 milhões de visitantes. O resultado da análise do Formulário de Visitação Anual (FVA), recém divulgado pelas Coordenação de Produção e Análise da Informação e Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal do IBRAM, posicionou os centros de visitação na Bahia e em Santa Catarina entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões. A pesquisa é parte do projeto 'Museus&Público: Contagem' e teve como objetivo aferir o fluxo de visitação dos museus brasileiros durante o ano de 2014.
Centro de Visitantes Praia do Forte-BA.
"As informações fornecidas no FVA foram auto declaradas por instituições que se reconhecem como museus. Todas as respostas foram verificadas e as instituições passaram por análise da equipe técnica do Cadastro Nacional de Museus (CNM), checando se estas constavam em sua base de dados", informa o IBRAM. De 747 museus existentes no nordeste, 153 responderam; e dos 985 museus existentes no sul do país, 257 responderam. Os dados indicaram os centros de visitantes da Praia do Forte (BA) e de Florianópolis (SC), Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, entre os 5 mais visitados em cada região, juntamente com Espaço Ciência (PE), Instituto Ricardo Brennand (PE), Memorial Irmã Dulce (BA), Paço do Frevo (PE), no nordeste; e no sul, Associação Museu Nacional do Calçado (RS), Museu Histórico Dr. Carlos dos Anjos Filho (PR), Museu Oscar Niemeyer (PR) e Santander Cultural (RS). A pesquisa mostrou que 24.853.648 pessoas visitaram 837 museus no Brasil ao longo de 2014.
O IBRAM considera os dados de visitação estratégicos para o desenvolvimento do setor de museus. Segundo o instituto, mais do que aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa, entre outras possibilidades.
Confira os resultados na íntegra.
TAMAR - Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.
Fundação Projeto Tamar participa de mais uma Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM
Fundação Projeto Tamar inaugura novo espaço em Regência: o “Espaço Praia”
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!