pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TAMAR está entre os 5 museus mais visitados no Nordeste e no Sul do Brasil

11/08/2015 - Alguns dos centros de visitação do TAMAR também são Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha. Leia mais. ↓

TAMAR está entre os 5 museus mais visitados no Nordeste e no Sul do Brasil

Centro de Visitantes Florianópolis-SC

Alguns dos centros de visitação do Projeto TAMAR também são Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha e todos os anos participam dos eventos propostos pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM). Mostram o que o Projeto faz para proteger as tartarugas através de sensibilização e educação ambiental, geram renda para as comunidades e arrecadam recursos para as ações de conservação e pesquisa. Juntos já receberam mais de 15 milhões de visitantes. O resultado da análise do Formulário de Visitação Anual (FVA), recém divulgado pelas Coordenação de Produção e Análise da Informação e Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal do IBRAM, posicionou os centros de visitação na Bahia e em Santa Catarina entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões. A pesquisa é parte do projeto 'Museus&Público: Contagem' e teve como objetivo aferir o fluxo de visitação dos museus brasileiros durante o ano de 2014.


Centro de Visitantes Praia do Forte-BA.

"As informações fornecidas no FVA foram auto declaradas por instituições que se reconhecem como museus. Todas as respostas foram verificadas e as instituições passaram por análise da equipe técnica do Cadastro Nacional de Museus (CNM), checando se estas constavam em sua base de dados", informa o IBRAM. De 747 museus existentes no nordeste, 153 responderam; e dos 985 museus existentes no sul do país, 257 responderam. Os dados indicaram os centros de visitantes da Praia do Forte (BA) e de Florianópolis (SC), Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, entre os 5 mais visitados em cada região, juntamente com Espaço Ciência (PE), Instituto Ricardo Brennand (PE), Memorial Irmã Dulce (BA), Paço do Frevo (PE), no nordeste; e no sul, Associação Museu Nacional do Calçado (RS), Museu Histórico Dr. Carlos dos Anjos Filho (PR), Museu Oscar Niemeyer (PR) e Santander Cultural (RS). A pesquisa mostrou que 24.853.648 pessoas visitaram 837 museus no Brasil ao longo de 2014.

O IBRAM considera os dados de visitação estratégicos para o desenvolvimento do setor de museus. Segundo o instituto, mais do que aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa, entre outras possibilidades.

Confira os resultados na íntegra.

TAMAR - Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras