26/05/2015 - O Projeto Tamar analisou dados preliminares da 34ª temporada reprodutiva das tartarugas marinhas. Leia mais. ↓
O Projeto Tamar analisou dados preliminares da 34ª temporada reprodutiva das tartarugas marinhas monitorada nas praias do continente, entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Rio Grande do Norte. Até o momento, os dados mostram só nessa área prioritária de desova mais de 22.600 ninhos protegidos, gerando mais de 760 mil filhotes levados ao mar em segurança. Os esforços de marcação e monitoramento registraram o flagrantes de cerca de 1.500 fêmeas das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.
Esses números referem-se apenas à temporada no continente, as ilhas ainda estão fora. "Os dados podem indicar um aumento significativo no número de filhotes gerados e protegidos quando comparamos com as quatro temporadas anteriores", explica Neca Marcovaldi, coordenadora de conservação e pesquisa do Tamar. Ainda são aguardadas informações da temporada nas ilhas de Fernando de Noronha e Trindade, que acaba em julho, e serão somadas aos registros totais nas áreas prioritárias de desova monitoradas no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.
Fundação Projeto Tamar participa de mais uma Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM
Fundação Projeto Tamar inaugura novo espaço em Regência: o “Espaço Praia”
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!