28/03/2014 - Aniversário festejado com amigos, atividades para as crianças e show de Dudu Lima Trio com participação especial de Milton Nascimento. Leia mais. ↓
A base do Tamar em Florianópolis/SC tem em 2014 um grande motivo para comemorar: 10 anos de atividades. Desde 2004, atua na redução da captura incidental pela pesca industrial e artesanal, altamente desenvolvida no litoral sul do país. O trabalho de sensibilização, conscientização e informação é fundamental para diminuir o impacto dessa atividade sobre as tartarugas que procuram essa região em busca de alimento, abrigo e repouso. O Centro de Visitantes, instalado na Barra da Lagoa em 2005, maior colônia de pescadores da Ilha de Florianópolis, já atendeu a 600 mil pessoas, sendo 150 mil apenas em 2013. Já participaram do programa de sensibilização e interpretação ambiental 3 mil escolas de Santa Catarina, totalizando a visita de 90 mil alunos.
O evento de comemoração dos 10 anos teve a presença de cerca de 500 pessoas, que puderam acompanhar diversas atividades, incluindo um vídeo especial com a história da base e a Exposição Fotográfica da Rede BIOMAR, com projetos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
A creche Elizabeth da Barra da Lagoa introduziu uma nova personagem nas aulas folclóricas de Boi-de-mamão: a 'Dona Tartaruga de Casco Duro', conscientizando as novas gerações e os pais destes alunos, em sua maioria pescadores, sobre como proceder caso encontrem uma tartaruga marinha.
O ponto alto da celebração foi a noite de 12/02. O espetáculo no Espaço Cultural do Centro de Visitantes ocorreu com apoio da Petrobras, contando com abertura do Septeto Tamarear e o show de Dudu Lima Trio com participação especialíssima de Milton Nascimento.
Fundação Projeto Tamar participa de mais uma Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM
Fundação Projeto Tamar inaugura novo espaço em Regência: o “Espaço Praia”
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!