pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Mais uma tartaruga gabonesa aparece no litoral brasileiro

03/12/2010 - A última tartaruga marcada no Gabão que apareceu no litoral brasileiro foi uma "Dermochelys coriacea" que encalhou no litoral do Rio de Janeiro, em 26 de outubro útlimo. Leia mais. ↓

A última tartaruga marcada no Gabão que apareceu no litoral brasileiro foi uma Dermochelys coriacea que encalhou no litoral do Rio de Janeiro, em 26 de outubro útlimo. Ela foi capturada incidentalmente por uma rede de pesca de deriva, que provocou a sua morte. O encalhe aconteceu na região de Barra do Açu, município de São João da Barra, a aproximadamente 20km ao norte da base do Tamar, em Farol de São Thomé. A esse registro somam-se outros três anteriores de tartarugas provenientes do Gabão. Dos quatro, dois ocorreram na costa do Rio de Janeiro, um em São Paulo e um no Rio Grande do Sul.

A bióloga Soraya Stumpo, do Tamar, realizou o registro durante as atividades diárias de monitoramento e acionou a equipe do Projeto. Embora com aspecto de ter sido uma ocorrência recente, a fêmea já estava morta quando foi localizada, exigindo um esforço conjunto para rebocá-la até a praia. Havia marcas em suas nadadeiras posteriores, com a indicação que se tratava de um animal marcado no Gabão.



A equipe do Tamar fez contado com Alain Gibudi, do programa Kudu/Protomac, do Gabão, confirmando que o animal havia sido marcado na localidade de Pongara, em dezembro de 2007, por uma ong gabonesa que trabalha com a conservação de tartarugas marinhas. Segundo Alain, foi o primeiro registro transoceânico de um animal marcado em Pongara, que fica a aproximadamente 3.225 milhas náuticas do local onde a Dermochelys apareceu encalhada, no Rio de Janeiro.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras