pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tartaruga hermana flagrada em desova no Espirito Santo

28/01/2020 - Tartaruga-cabeçuda marcada na Argentina é flagrada em Comboios ↓

Em 12 de novembro de 2019, a praia de Comboios, no litoral norte do ES, recebeu uma visita muito especial. Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) marcada oito anos antes no litoral Argentino, escolheu uma de nossas belas praias para desovar.

A primeira captura ocorreu em 10 de dezembro de 2011, após ser capturada em rede de pesca de emalhe em San Clemente del Tuyu, na Argentina. No momento da captura, ela apresentava 64,7 cm de comprimento curvilíneo de carapaça (CCC). Na ocasião, esta fêmea foi medida, anilhada e liberada por pescadores trabalhando em cooperação com o Programa Regional Aquamarina de Investigação e Conservação de Tartarugas Marinhas da Argentina.

Hoje, oito anos após, esta fêmea flagrada em processo de desova na praia de Comboios, no estado do Espírito Santo, já possuía 96,4 cm de CCC. Neste período entre capturas, esta fêmea teve um crescimento de 32 cm de sua carapaça. Como se tratava de uma tartaruga com marcas de outro país, também foram coletadas amostras de tecido para análises genéticas. Com um intervalo de 16 dias entre uma desova e outra (intervalo internidal), no dia 28 de novembro ela retornou à praia de Comboios.



Estudos de marcação e recaptura são importantes para desvendar padrões de deslocamento e áreas preferenciais de uso das tartarugas marinhas em diferentes fases de vida, bem como obter informações importantes acerca de sua biologia, como taxas de crescimento e maturação sexual. Por serem animais altamente migratórios que utilizam áreas em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, é importante que existam projetos de conservação no Brasil e no exterior para que estes animais possam ser protegidos e monitorados ao longo de toda a sua distribuição geográfica. 

Tartaruga Tartaruga-oliva

Vitória - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras