pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Experiências educativas aproximam crianças da conservação das tartarugas marinhas

25/01/2019 - Crianças podem ser biólogos por um dia e muito mais no Projeto Tamar Sergipe, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina. Saiba mais. ↓

É uma experiência inesquecível ser Biólogo por Um Dia e acompanhar o que a equipe do Tamar faz para proteger as tartarugas marinhas. Este é um dos sentimentos relatados por crianças que participam desde 2010 de atividades interativas do programa de sensibilização e educação ambiental do Projeto Tamar.

Sendo biólogos por um dia, os pequenos seguem os passos diários da equipe no centro de visitação e educação ambiental e na veterinária, realizando atividades como: os cuidados com a tartaruga, o preparo e a alimentação dos animais, e conhecendo o porquê de todo esse trabalho. 

Uma visita noturna mostra hábitos dos animais e traz informações e curiosidade sob a luz da lua para quem se interessa em desvendar aspectos pouco conhecidos sobre a biologia e a conservação marinha. É o Turtle by Night, um momento interessante para saber mais sobre a aventura para a conservação das tartarugas marinhas, que acontece à noite ou de madrugada nas praias e no mar. Momentos como estes e muitos outros são compartilhados por famílias que experimentam novos conhecimentos e sensações.

Passar o dia em que você nasceu brincando e aprendendo sobre os oceanos é outra opção para crianças que querem comemorar o Aniversário no Tamar com as tartarugas e seus amigos. No Tamar, as crianças vivem o seu dia especial com os bichos do mar e os temas marinhos mais interessantes.

“Esses momentos são maneiras de envolver as pessoas com os conteúdos do Tamar, passando a mensagem da conservação das tartarugas e dos mares. Esta apreensão de novas informações estimula a formação ou mudança de valores, aproximando as pessoas do ambiente marinho e promovendo a conservação”, diz Gonzalo Rostan, que coordena os centros de visitação do Tamar.

Através do mergulho tão profundo no conhecimento, da interação e vivência com as tartarugas marinhas e com quem cuida delas há 39 anos, o propósito do programa educativo e suas atividades, além do despertar para a pesquisa e para a ciência, é promover a sensibilização e o olhar de amor e cuidado para a conservação dos ecossistemas marinhos. Os filhos participam, os pais participam, e toda a família acaba se engajando na proteção às tartarugas marinhas e oceanos.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br

Consulte em cada Tamar as informações sobre o programa educativo:

Praia do Forte-BA: (71) 3676-0321 | Aracaju-SE: (79) 3243-3214 | Vitória-ES: (27) 3225-3787 | Ubatuba-SP: (12) 3832-6202 | Florianópolis-SC: (48) 3236-2015

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras