pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Encontro de chefs foi temperado com a cultura praieira e música instrumental

21/12/2015 - Dez anos de Tempero no Forte. Leia mais. ↓

Encontro de chefs foi temperado com a cultura praieira e música instrumental

Apresentação dos grupos As Baianinhas e Aganju

De 3 a 13 de dezembro, mais de 20 restaurantes participaram do X Tempero no Forte, o evento gastronômico que já faz parte do calendário oficial da Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. O Restaurante do Tamar, com o chef Carlos Bento, elaborou um prato especial de Bijupirá com Crosta de Dedo-de-Moça para homenagear o ingrediente símbolo deste ano, a pimenta. Entre diversas apresentações culturais com a participação brilhante de membros da comunidade, a programação de música instrumental aconteceu no espaço cultural do Projeto TAMAR e um desafio dos peixes para os chefs presentes esquentou o clima na cozinha.

  

As apresentações do Coral do TIVOLI, do Bahia Brass – Quinteto de Metais do Programa NEOJIBÁ, do Grupo Garagem, Luciano Calazans e Ufonia, Targino Gondim e Quinteto Sanfônico da Bahia inebriaram os ouvidos mais exigentes. Os paladares foram acariciados pelas delícias da Bahia, pelo gosto do mar que o Restaurante do Tamar mantém e sabores que aprimora a cada dia. Momento de confraternização entre os chefs presentes foi um desafio que ocorreu na cozinha. Pedaços tratados de diferentes peixes da região capturados com anzol circular (que não mata as tartarugas) foram dispostos para escolha e relação com as respectivas fotos de quando foram fisgados. Uma diversão foi ver os chefs elaborando de surpresa os pratos para o deleite de quem adora a boa gastronomia, conta Guy Marcovaldi, fundador e coordenador do TAMAR, empenhado em divulgar o anzol circular (saiba mais).

   

Restaurante do TAMAR
À beira-mar, o Restaurante do TAMAR propõe em um só espaço a reunião de várias expressões artístico-culturais-gastronômicas, com um cardápio que revela sabores da cozinha baiana, e com renda 100% investida na conservação das tartarugas marinhas. Carlos Bento, responsável pela Cozinha, tem 27 anos, é formado em Cozinha Internacional e Chefe de Cozinha pelo SENAC Bahia e cursa Gastronomia na Faculdade Estácio-FIB, em Salvador-BA. Antes de fazer parte do TAMAR, trabalhou nas cozinhas do Grand Hotel Stella Maris e do Sheraton Hotel Bahia. Estagiou no D.O.M, restaurante do Chef Alex Atala, onde aprendeu novas técnicas e ampliou conhecimentos. "É estimulante e desafiador trabalhar na elaboração de cardápios que valorizam a cultural local, utilizando sempre produtos frescos, sem aditivos químicos e preferindo adquirir produtos de pescadores artesanais parceiros na conservação das tartarugas marinhas", diz o chef do Restaurante do TAMAR.

  

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras