pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

25º CULTURARTE mobiliza praias de Sergipe

26/10/2015 - De 3 a 6 de dezembro, venha para Pirambu aprender sobre tartarugas e tradições das comunidades litorâneas. Leia mais ↓

25º CULTURARTE mobiliza praias de Sergipe

Culturarte no Abaís

Há 25 anos acontece em Pirambu, Sergipe, o CULTURARTE, evento de Cultura, Arte e Conservação, uma das principais atividades de preservação e valorização cultural apoiadas pelo Tamar em Sergipe. Trata-se de uma grande mostra anual que alia tradições culturais ao programa de conservação das tartarugas marinhas. Foi criado com o objetivo de fomentar a educação ambiental através da arte, reunindo as comunidades, turistas e visitantes das cidades vizinhas.

O 25º Culturarte de Pirambu acontecerá  entre os dias 03 e 06 de dezembro de 2015 e o tema deste ano está sendo preparado com todo cuidado pela juventude local, que resgata suas tradições para manter viva a memória de seu lugar no mundo. As reuniões entre a comunidade, o Tamar e a Secretaria de Cultura para organizar o evento estão acontecendo desde agosto desse ano, conta Jamyle Argôlo, coordenadora de educação ambiental do Tamar Sergipe. A comissão organizadora também já passou em todas as escolas da sede do município de Pirambu para divulgar a seleção do cartaz do evento (até 30 de out), que será criado por membros da comunidade e guiará toda a identidade visual e conceito do evento.  

  

CULTURARTE no Abaís - No município de Estância/SE, na praia do Abaís, na pisada e no batuque dos ritmos populares, a equipe do Tamar e a comunidade escolar realizaram mais um festival de cultura, arte e conservação em prol das tartarugas marinhas (13/10). Crianças, professores e diretores das escolas (Escola Municipal Emídio de Paula Almeida e Doutor Pedro Soares) elaboraram apresentações com a temática da conservação das tartarugas marinhas e o resultado foi surpreendente: paródias, representações do mar, de Gaia, da criação do mundo. As crianças, vestidas em roupas confeccionadas com materiais que antes seriam descartados (sacos plásticos, copos descartáveis, latas de refrigerante, etc.) arrancaram sorrisos e reflexões das cerca de 200 pessoas que acompanharam as apresentações. A Batucada e o grupo de capoeira Unidos nas Tartarugas, também integrantes das ações de valorização da cultura do Projeto TAMAR, se apresentaram no festival, registrados pela equipe e pela fotógrafa Jéssica Dias. O dia terminou na praia com uma linda soltura de filhotes de tartaruga marinha.

  

Saiba mais:

Jovens de Pirambu resgatam as tradições da comunidade em festival

Ritmo do berimbau marcou Culturarte de Ponta dos Mangues

 

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras