pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamareando entre a lua, o sol e as estrelas

28/09/2015 - Venha apreciar o melhor ponto de vista da Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia. Leia mais. ↓

As tartarugas marinhas ganharam mais um aliado, o novo espaço criado com o apoio do Tivoli, Entre a Lua e o Sol, do centro de visitação do TAMAR Praia do Forte/BA, inaugurado em noite de muita inspiração. Artistas, amigos, a galera da vila e do Projeto chegaram mais para apreciar o espetáculo da Lua Vermelha no céu, as delícias do Restaurante e o agradável local onde é possível vivenciar com todos os sentidos a conexão com a natureza. No próximo feriado, dias 10, 11 e 12 de outubro, aproveitando a lua nova, haverá repetição, explicações sobre a lua e as estrelas com os cientistas de plantão.

No melhor ponto de vista da vila de pescadores, onde está o centro de visitação do Projeto TAMAR, um novo espaço vai aconchegar os visitantes entre a lua e o sol. A inauguração (27/09) teve jam session com músicos da região e convidados, cujo tema principal foi a lua, e ainda com uma canção especial feita para a noite do raro fenômeno da Lua Vermelha. A inauguração foi um sucesso, conta o coordenador do TAMAR, Guy Marcovaldi, "música, natureza, ciência e gastronomia se misturaram em prol da nossas protegidas. Agora, vamos repetir no próximo feriado e chamar mais gente para conhecer, degustar um menu especialíssimo, curtir um som e o visual de primeira!", garante Marcovaldi.

O Espaço Tivoli Entre a Lua e o Sol foi nomeado em homenagem ao ângulo onde está posicionado, que permite ver a lua nascer e o sol se pôr. O lugar tem cenário de "arrombar a retina" e é ideal para aguçar todos os sentidos.

Espaço Cultural Tamarear - À beira-mar, o Restaurante do TAMAR propõe em um só lugar a reunião de várias expressões "artístico-culturais-gastronômicas", com um cardápio que revela sabores e aromas da cozinha baiana; mais uma oportunidade para contribuir com o trabalho de conservação das tartarugas marinhas.

Tivoli -  Vizinho e amigo há 30 anos, está sempre de mãos dadas com o TAMAR pela proteção às tartarugas.

Projeto TAMAR - Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. Desde 1983, o Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental; o apoio do Bradesco e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

Mais informações:
Projeto TAMAR Praia do Forte/BA
Tel: 71 3676-1045 / 0321
centrodevisitantes@tamar.org.br

Visite: www.tamar.org.br

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras