pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar participou do 35º ISTS

08/05/2015 - Com o tema 'Hospitalidade', o evento tratou entre outros assuntos do acolhimento aos que trabalham com tartarugas marinhas em todo o mundo. Leia mais. ↓

Tamar participou do 35º ISTS

Neca, Gustave e Joca

O 35º Simpósio Internacional de Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas da International Sea Turtle Society (ISTS)  foi realizado de 20 e 24 de abril de 2015, em Dalaman, Mugla, Turquía. O lugar foi escolhido porque é perto da praia Dalyan, um grande exemplo de proteção à natureza na Turquia, fechada ao público durante as noites, para permitir que as tartarugas desovem sem perturbações. O tema central deste ano foi 'Hospitalidade' para acolher as pessoas que trabalham com tartarugas marinhas em todo o mundo e "fazer ponte entre as civilizações" ao refletir a Turquia como país-ponte entre Europa, Ásia e África. O evento contou com a presença de representantes de mais de 70 países e mais de 1.000 participantes, entre estudantes, pesquisadores e conservacionistas.

A programação pré-simpósio ocorreu nos dias 18 e 19 de abril e incluiu os encontros regionais, como o da RETOMALA (Reunión de Especialistas sobre Tortugas Marinas en Latinoamérica) e o do MTSG (Marine Turtle Specialist Group), além de diferentes workshops. As apresentações orais e os pôsteres foram agrupados por áreas temáticas: Biologia reprodutiva; Anatomia, fisiologia e saúde; Pesca e ameaças; Conservação e Manejo; Estudos sociais, econômicos e culturais; entre outros. No total, incluindo as 18 sessões temáticas, encontros regionais e workshops, foram 225 pôsteres e 135 apresentações orais.

O Projeto Tamar apresentou o trabalho "Adaptive Threat Management Framework: integrating people and turtles", que mostrou os pilares de seu ciclo socioprodutivo: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, e teve representantes no simpósio e nos encontros regionais RETOMALA e MTSG: João Carlos Thomé, coordenador do Centro Tamar-ICMBio, Neca Marcovaldi, coordenadora nacional de pesquisa e conservação; e Gustave Lopez, coordenador regional da Bahia. 

O Tamar também contribuiu com o levantamento de fundos para a próxima edição (que será realizada no Perú, em 2016), com a doação de diversos itens vendidos nas suas lojas. Camisetas, bonés, toalhas e outros artigos confeccionados pelos grupos de artesanato, bordado e renda, membros das comunidades onde estão as bases de pesquisa e conservação no Brasil. Os recursos arrecadados com os itens doados vão compor bolsas de auxílio financeiro para estudantes viabilizarem sua participação no próximo ISTS.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras