pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tem muito mais tartarugas no mar!

14/11/2014 - O Projeto Tamar vai celebrar seus 35 anos com apresentações imperdíveis no Centro de Visitantes da Praia do Forte-BA e no Oceanário de Aracaju. Leia mais. ↓

O Projeto Tamar vai celebrar seus 35 anos com apresentações imperdíveis do guitarrista norte-americano Stanley Jordan, do cantor baiano Saulo com o baixista Luciano Calazans e a participação especial do cantor português Nuno da Câmara Pereira. A festa começa com a banda Casco Cabeça, às 20h00 (05/12), no centro de visitação da Praia do Forte-BA. Amigos e integrantes do Movimento Tamarear vão aparecer para as famosas canjas. No Oceanário de Aracaju (06/12), a partir das 20h00, Stanley Jordan, Armandinho Macêdo e Coutto Orchestra sobem ao Casco Acústico para mais uma noite de comemoração.

O Tamar conseguiu na temporada reprodutiva 2013-2014 ultrapassar a incrível marca de 2 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos por ano. Até o final da temporada 2014-2015, de setembro/2014 até março/2015, os números esperados são positivos.  A comprovação científica do início da recuperação das populações de três espécies, tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente e tartaruga-cabeçuda, o crescimento do número de ninhos de tartaruga-de-couro e a estabilidade da tartaruga-verde em Fernando de Noronha são resultados animadores, diz o fundador e coordenador nacional, oceanógrafo Guy Marcovaldi. "Alcançamos uma marca histórica para a conservação ao protegermos tantos filhotes nessa temporada que passou. Mas isso é apenas uma geração desses animais contemporâneos dos dinossauros, que levam cerca de 30 anos para se reproduzirem. Estamos muito felizes com os resultados e sempre em alerta para o que ainda temos que fazer".

A colaboração de toda a sociedade é fundamental para o êxito do trabalho que há 35 anos pesquisa e protege áreas prioritárias para a conservação das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ainda ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Nos centros de visitação são apresentadas as principais informações sobre a biologia desses animais, ameaças a sua sobrevivência e a importância de protegê-los. Mais de 15 milhões de pessoas já visitaram o Tamar, que hoje está presente em 25 comunidades costeiras no país.

Shows

Stanley Jordan é guitarrista norte-americano que se encantou em 2008 pelas tartarugas marinhas na Praia do Forte quando conheceu o Tamar. Grande amigo dos oceanos, sempre que pode volta ao Brasil e visita as tartarugas. Já fez apresentações em 2011 no Tamar da Praia do Forte-BA, de Florianópolis-SC e Fernando de Noronha. O músico estará acompanhado do arranjador e baixista Dudu Lima e do baterista Mamão, com participação especial do tecladista Ricardo Itaborahy.

Saulo é cantor e compositor baiano premiado, ex-vocalista da Banda Eva, apreciador e incentivador da riqueza cultural brasileira. Vem acompanhando ensaios musicais no Projeto Tamar, junto com o diretor musical do Movimento Tamarear, Luciano Calazans, com quem fará um dueto. 

Nuno da Câmara Pereira é português, cantor de fados, nascido em tradicional família de fadistas, com 37 anos de carreira, vários prêmios e discos gravados. Para a ocasião escolheu músicas brasileiras como Ái, que saudade eu tenho da Bahia, de Dorival Caymmi.

Casco Cabeça foi o primeiro grupo musical formado no Tamar (2010), com a participação de biólogos, veterinários, funcionários e membros da comunidade da Praia do Forte. É uma banda eclética, mistura estilos, ritmos e sons. Participou do CD do Tamar e já acompanhou consagrados artistas baianos como Ricardo Chaves e Gerônimo em apresentações no palco do Centro de Visitantes.

Armandinho Macêdo tem quase 50 anos dedicados a música instrumental brasileira. Foi em 1964, com 10 anos de idade, que deu seus primeiros passos puxando o Trio Elétrico mirim que seu pai, Osmar, inventor do trio elétrico juntamente com Dodô, fez especialmente para ele. Grande parceiro do Tamar, já fez diversas apresentações e participou de eventos importantes para divulgar a mensagem da conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos.

Coutto Orchestra foi criada em 2010 e faz a fusão da cultura dj com diversas melodias mundo a fora, levando junto o maracatu de brejão, a taieira e o forró para executar um caldeirão sonoro de melodias cativantes e batidas fortes.

Movimento Tamarear nasceu como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos do Tamar. Chamava-se, então, 30 Anos de História para Cantar. Deu certo, tornou-se permanente e ganhou esse novo nome. Tamarear é um verbo de primeira conjugação cujo significado traduz toda ação em defesa da natureza e das tartarugas marinhas através da música. Todas as canções são inéditas e têm como temas principais o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e a história das pessoas e das comunidades que ajudam o Tamar.

O Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar. Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido mundialmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do título de capitalização Bradesco Pé Quente, além de parceiros locais.

SERVIÇO


Clique p/ ampliar o cartaz

Onde: Centro de Visitantes Projeto Tamar Praia do Forte-BA
O que: Shows pelos 35 Anos do Projeto Tamar com Stanley Jordan, Saulo, Luciano Calazans e participação especial do cantor português Nuno da Câmara Pereira. Abertura: Casco Cabeça.
Quando: 05/12/2014, às 20:00.
Quanto: 30,00 meia e 60,00 inteira
Mais informações: 71 3676-0321


Clique p/ ampliar o cartaz

Onde: Oceanário de Aracaju-SE
O que: Shows pelos 35 Anos do Projeto Tamar com Stanley Jordan, Armandinho Macêdo e Coutto Orchestra.
Quando: 06/12/2014, às 20:00.
Quanto: 30,00 meia e 60,00 inteira
Mais informações: (79) 3243-3214/6126
 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras