pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Conheça a história do pescador de Regência

31/03/2014 - A exposição resgata as memórias de pesca da região e valoriza o ofício, no Centro Ecológico de Regência. Leia mais. ↓

A abertura da exposição 'História de Pescador', evento que integra o Projeto Pescador Cidadão, desenvolvido na Vila de Regência/ES, reuniu no dia 6 de março/2014, no Centro Ecológico de Regência, pescadores e seus familiares para celebrar a profissão do pescador. A exposição foi organizada com o objetivo de fazer o resgate das memórias de pesca e valorizar o ofício. A ideia surgiu durante a realização do censo pesqueiro, quando um dos pescadores de Regência questionou a inexistência de uma iniciativa na região que resgatasse a história da pesca local. A partir deste momento, foram reunidos diversos petrechos, registros fotográficos e relatos pesqueiros para integrar a exposição. 

As 150 pessoas presentes no evento puderam ver o lançamento do documentário “História de Pescador”, realizado pela equipe de pesca da temporada 2013/14 do Projeto Tamar de Regência. O vídeo se fundamenta no testemunho de pescadores sobre o cenário atual em contraste com o que vivenciaram em outros tempos, além de causos e verdadeiras histórias de pescador. Para embelezar ainda mais o evento, houve apresentação da banda de Congo de Regência e de malabares.

O evento e a exposição reforçam o trabalho na comunidade de Regência, em parceria com a Prefeitura Municipal de Linhares. O Tamar recebe na região o apoio dos pescadores para a conservação das tartarugas marinhas, seja no resgate de tartarugas encalhadas nas praias, ou durante as pesquisas, ou na troca de conhecimentos ou mesmo no intercâmbio de informações para a proteção desse animais. Como conta o coordenador do Tamar/ES, Joca Thome, só na temporada reprodutiva 2013-14, com ajuda e orientação dos pescadores locais, foram liberadas cinco tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea) das redes de emalhe da região da foz do rio Doce, único local no Brasil com desovas regulares dessa espécie ainda ameaçada de extinção.

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras