pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Pescadores recebem homenagem em Ubatuba

31/12/2013 - Cerca de 70 pescadores são aliados do Tamar na região e contribuem com o monitoramento da captura de tartarugas. Leia mais. ↓

O Projeto Tamar Ubatuba conta o ano todo com a força dos pescadores. Com apoio da TAM Linhas Aéreas, a equipe entregou em dezembro/2013 um calendário feito especialmente para eles. Trazendo informações relevantes para a pesca e curiosidades sobre as tartarugas marinhas que estão na região, o calendário mostra lindas fotos nas praias e no mar. Atualmente, cerca de 70 pescadores de Ubatuba são aliados do Tamar e contribuem voluntariamente com o monitoramento da captura de tartarugas em pescarias artesanais, como redes de espera e cercos flutuantes.

A captura incidental de tartarugas marinhas na pesca é a maior ameaça às populações desses animais em todo o mundo. Ubatuba é importante área de alimentação e descanso, e a pesca é uma das principais atividades econômicas. Desde 1991, o Tamar estimula a participação dos pescadores locais na proteção dessa espécie ameaçada de extinção. A equipe realiza em Ubatuba, como em outras bases do Tamar, diversas ações de apoio comunitário e valorização cultural. Entre elas, a recente inauguração do Espaço Temático da Pesca no Centro de Visitantes e o lançamento do Calendário ‘Amigo Pescador’ 2014.

Os pescadores poderão anotar no calendário as tartarugas que encontram e entregar os registros para a equipe do Tamar Ubatuba.

Parceria PRÓ-TAMAR e TAM

A Fundação Pró-Tamar, com histórico e missão voltados para a responsabilidade socioambiental, teve o projeto ‘Aprendendo a Cuidar do Mar com as Tartarugas Marinhas’ aprovado no Edital 2013 da TAM Linhas Aéreas S/A, na categoria de conservação da biodiversidade. O edital incentiva a execução de projetos de responsabilidade socioambiental que promovam o desenvolvimento do turismo e a melhoria das condições ambientais.

Em outubro de 2013, foi inaugurado o Espaço Temático da Pesca, um rancho de pesca ambientado, com painéis e maquetes das pescarias realizadas na região, canoa e barco. Para 2014 está prevista a inauguração de outra área temática, que abordará outra grande ameaça às tartarugas marinhas: a poluição do mar e das praias.

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras