pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Melhor trabalho de experimentação recebe prêmio Archie Carr 2012

28/03/2012 - O trabalho reuniu dados de duas temporadas reprodutivas, na área monitorada pelo Projeto Tamar. Leia mais. ↓

Melhor trabalho de experimentação recebe prêmio Archie Carr 2012

Daphne W. Goldberg recebeu o prêmio Archie Carr na categoria Biologia Experimental

O estudo da médica veterinária da base de Florianópolis e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daphne W. Goldberg, recebeu o Prêmio Archie Carr de melhor apresentação oral, na categoria Biologia Experimental, durante o 32º Simpósio Anual de Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas, realizado de13 a 16 de março em Huatulco, estado de Oaxaca, México. Intitulado Ghrelin, Leptin and the Nesting Activity of the Hawksbill Turtle Eretmochelys imbricata, o trabalho foi conduzido no Rio Grande do Norte, em parceria com a base de Pipa do Projeto Tamar.

O principal objetivo foi investigar se o apetite de fêmeas em desova é regulado por mecanismos endócrinos, incluindo os hormônios grelina e leptina. Para elucidar a dinâmica metabólica destes animais durante o período reprodutivo, amostras sanguíneas foram coletadas nas temporadas reprodutivas de 2010/2011 e 2011/2012, na área monitorada pelo Projeto Tamar. O estudo faz parte de um projeto de doutorado, cujo objetivo é correlacionar o peso corporal de fêmeas em reprodução da espécie Eretmochelys imbricata, seus níveis séricos de grelina e leptina e os parâmetros bioquímicos e hematológicos indicadores do seu estado nutricional.

O prêmio “Archie Carr” é oferecido aos melhores trabalhos apresentados por estudantes durante a semana do Simpósio Anual de Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas. Todos os anos, centenas de pessoas se inscrevem para concorrer em diversas categorias inseridas no tema “Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas”. 

Saiba como foi o 32º Simpósio Anual de Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras