pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ninho de cabeçuda encontrado no litoral norte de São Paulo, onde as desovas são esporádicas

25/02/2012 - Na terça feira de carnaval, filhotes de cabeçuda foram devolvidos ao mar com a ajuda das pessoas que estavam no litoral norte de Ubatuba/SP. ↓

Ninho de cabeçuda encontrado no litoral norte de São Paulo, onde as desovas são esporádicas

Um morador encontrou o ninho, avisou o Tamar e protegeu o local até a chegada dos pesquisadores

Na terça feira de carnaval, dia 22/02, foi encontrado um ninho de tartaruga marinha, da espécie Caretta caretta, popularmente chamada de tartaruga cabeçuda, na praia da Itamambuca, litoral norte de Ubatuba/SP.

"Um morador de Ubatuba ligou para o Tamar, dizendo que, após ter visto rastros na areia, viu um  filhote de tartaruga saindo do ninho. Graças aos cuidados das pessoas que estavam no local, que não tocaram no animal e protegeram a área do ninho, quando chegamos na praia, pudemos acompanhar mais um filhote saindo em direção ao mar’, relata o biólogo José Henrique Becker, coordenador técnico do Tamar.

Dos 34 filhotes que nasceram (contados pelas cascas dos ovos que ficaram no ninho), 29 foram soltos pelo pesquisador, pois os outros filhotes possivelmente já tinham conseguido sair antes. Becker contou 80 ovos ao total e concluiu que a taxa de eclosão desta ninhada foi baixa.

"Ninhos esporádicos foram registrados no Sul e Sudeste do país. Hoje, essas ocorrências isoladas possivelmente estão relacionadas a distúrbios comportamentais individuais das fêmeas que desovam equivocadamente na região, já que as principais áreas de desova das tartarugas cabeçudas são o litoral baiano, capixaba e o norte do Rio de Janeiro", explica o biólogo.

O litoral norte do estado de São Paulo e sul do Rio de Janeiro são considerados áreas de alimentação e, embora sejam raras as ocorrências de desovas por aqui, esta é a oitava vez, em 8 anos, que ninhos de tartaruga cabeçuda são encontrados na região.

Em 2003, 121 filhotes nasceram na Praia de Trindade, em Paraty. Em 2005, foram encontrados dois ninhos em Ubatuba, com o nascimento de apenas 18 filhotes. Em 2007, 92 filhotes nasceram na Praia de Maresias, em São Sebastião. Em 2009, a equipe do Tamar Ubatuba acompanhou na Ilha das Couves o nascimento de 45 filhotes, e na Praia Vermelha do Centro, outros 106 filhotes.

Este ninho encontrado na Itamambuca no carnaval é o segundo registro de reprodução de tartarugas neste verão, na região. Em janeiro, um filhote foi encontrado na Praia de Maresias, em São Sebastião.

Saiba mais

Espécie: Cabeçuda ou mestiça

07/02/2012 - Cabeçuda, a espécie que registra o maior número de desovas no litoral brasileiro. O Brasil ocupa a terceira posição entre os sítios de desova dessa espécie no oceano Atlântico.

 

Tartaruga de pente ou legítima

Regência - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores