pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Centros de Visitantes e comunidades com programação especial para o Carnaval

21/02/2012 - No período de Carnaval, os Centros de Visitantes do Tamar, em conjunto com as comunidades, organizaram vários eventos, gerando novos atrativos para turistas, veranistas e moradores. ↓

BAHIA

Na terça-feira (21/2), tem premiação do Concurso dos Caretas (adulto e infantil) no Espaço Cultural do Tamar na Praia do Forte. Resgata tradição dos tempos dos escravos, com apoio do Projeto, através de oficinas para os Tamarzinhos e crianças das comunidades locais, que aprenderam com os careteiros mais velhos a produzir suas máscaras. As máscaras ficam em exposição no Centro de Visitantes.

SERGIPE

O programa Nossa Praia é a Vida ganhou mais força durante o Carnaval, em todas as bases do Estado: junto com as comunidades, o Tamar trabalhou em diversas formas e frentes pela conservação das tartarugas marinhas, desde coleta de lixo até a confecção de máscaras. Aconteceram várias atividades como parte das campanhas SOS NinhosCarro na Praia Não é Legal e Não Jogue Lixo nas PraiasJogue Capoeira .

No Abaís, crianças e professores participaram de oficinas de máscaras e instrumentos musicais com materiais recicláveis. Também teve desfile ao ritmo de marchinhas de Carnaval e solturas de filhotes.

Em Pirambu, a campanha SOS Ninhos envolveu turistas, veranistas e comunidade em um trabalho de conscientização sobre a importância da conservar o meio ambiente e as tartarugas marinhas.

No Oceanário de Aracaju, foi realizada uma soltura de filhotes, com a presença de aproximadamente cinco mil pessoas, entre moradores da cidade e visitantes.

CEARÁ

A base de Almofala, no Ceará, também fez uma programação dirigida para as crianças das comunidades de Torrões, Almofala e Sitio Alegre. Promove oficinas de máscaras e de instrumentos musicais com material reciclável.

ESPÍRITO SANTO

O Carnaval capixaba foi bastante animado, com muita gente participando das diversas atividades programadas. No Centro de Visitantes de Guriri, por exemplo, teve apresentações de peças de teatro falando sobre a importância da conservação das tartarugas marinhas e o trabalho do Tamar. Em Regência/Comboios, onde fica a principal base do Projeto no Estado, a vila se encheu de turistas querendo ver as tartarugas e ir atrás da Fobica, o mini-trio elétrico que anima o Carnaval de lá há 17 anos. De sábado até Quarta Feira de Cinzas, Comboios recebeu 2.200 pessoas, enquanto o Centro Ecológico de Regência registrou cerca de 1.500 visitantes.

SÃO PAULO

O Tamar/Ubatuba, em São Paulo, ajuda os pequenos foliões a curtirem a festa com consciência ambiental.  De sábado à terça-feira de Carnaval, sempre às 11h e às 16h, no Espaço Infantil do Centro de Visitantes, acontecem oficinas de máscaras e adereços, confeccionadas com material reciclável e associadas a brincadeiras educativas. 

SANTA CATARINA

O Centro de Visitantes de Florianópolis/SC registrou um crescimento de público em torno de 20%, durante os dias de Carnaval, comparativamente ao ano anterior. No último fim de semana de fevereiro, fechando o verão, o Tamar prosseguiu com as ações especiais realizadas durante a temporada, inclusive no Carnaval, nas praias da Barra da Lagoa, Mole e Moçambique. Além das atividades de alimentação interativa, houve visitas monitoradas, hora do gelo e eventos culturais, além de exposições de réplicas de tartarugas marinhas e de banners do Tamar.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras