pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

É verão no Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha da Praia do Forte

29/12/2011 - Atrações variadas e horários especiais para o verão oferecem ao público mais possibilidades para aprender sobre o programa de conservação das tartarugas marinhas. ↓

Ajude a proteger as tartarugas marinhas! Participe das atividades especialmente programadas para você. Conheça os novos passaportes de acesso 3 dias, 7 dias e para a família. Saiba mais sobre nossa programação. Venha ficar mais perto da natureza!

Visitas Orientadas

Diariamente. Horários: 09:30, 11:00, 14:00, 15:30 e 17:30

As visitas orientadas têm duração média de uma hora, com saídas a partir da Loja. O monitor apresenta aos visitantes as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil e suas fases de vida, além de tubarões, raias e outros animais marinhos da região.

Alimentação Interativa das Tartarugas Marinhas

Terça, quinta e sábado. Horário: 16:00

O monitor explica sobre a alimentação das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e os cuidados com os animais. Nesse momento, o público é convidado a alimentar as tartarugas.

Alimentação Interativa dos Tubarões

Segunda, quarta, sexta e domingo. Horário: 16:45

O monitor apresenta a biologia dos tubarões-lixa. Por ser um animal dócil, é capturado com facilidade e está na lista dos animais ameaçados de extinção. Acompanhado do monitor, o público pode tocar no tubarão e compreender porque esta espécie tem esse nome.

Submarino Amarelo

Diariamente. Horários: 10:00, 10:30, 11:30, 12:00, 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00

Embarque nesta aventura e conheça os animais das profundezas do oceano. Em um ambiente semelhante ao natural, com ausência de luz e baixas temperaturas, invertebrados e peixes que habitam entre 200 e 1.300m são mantidos vivos. O Submarino Amarelo tem capacidade para 12 pessoas, e a visita dura em média 30 minutos. O monitor apresenta essas espécies pouco conhecidas e, ao final, convida o público a tocar em uma delas. Exposição única na América Latina. Entrada paga à parte. Informações na bilheteria.

Abertura de Ninhos do Cercado de Incubação

Verificar disponibilidade na bilheteria. Horário: 18:00

Na Praia do Forte, o nascimento dos primeiros filhotes de tartaruga marinha acontece a partir da segunda quinzena de novembro e segue, geralmente, até maio. Nesse período, é possível acompanhar o manejo dos ninhos transferidos das áreas de risco, para o cercado de incubação mantido no Museu. Como acontece nos ninhos naturais, no cercado de incubação os filhotes nascem quase sempre à noite e são soltos ao mar imediatamente. No dia seguinte, os ninhos onde os ovos eclodiram são abertos para estudo – e geralmente se encontram filhotes que não conseguiram alcançar a superfície sozinhos. Eles são recolhidos e liberados ao mar no fim da tarde, na praia próxima ao Museu, em solturas onde o público participa.

Teatro de Fantoches

Sexta. Horários: 11:00 e 15:00 - Sábado. Horário: 15:00

Conheça as histórias sobre antigos moradores da Praia do Forte e seus costumes, assistindo aos espetáculos do Teatro de Fantoches, apresentados pelas crianças da comunidade que integram o Programa de Educação Ambiental Tamarzinhos.

Oficinas de Arte

Terça, quinta e domingo. Horários: 10:00 e 15:00

Brincando com os Tamarzinhos, o público infantil participa das oficinas de arte com material reciclado e aprende como proteger as tartarugas e o ecossistema marinho. As obras de arte ecológicas produzidas podem ser levadas para casa.

 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras