pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar participa de reunião de especialistas nos Estados Unidos

24/10/2011 - Aconteceu entre os dias 2 e 6 de outubro de 2011 uma reunião em Shepherdstown, nos Estados Unidos, com membros do Grupo de Especialistas em Tartarugas Marinhas (MTSG). ↓

Tamar participa de reunião de especialistas nos Estados Unidos

As tartarugas são animais marinhos altamente migratórios, de ciclo de vida longo e cheio de mistérios (tartaruga cabeçuda)

Aconteceu entre os dias 2 e 6 de outubro de 2011 uma reunião em Shepherdstown, nos Estados Unidos, com membros do Grupo de Especialistas em Tartarugas Marinhas (MTSG), entre eles a coordenadora nacional do Tamar e vice-presidente regional para o Atlântico Sul Ocidental do MTSG, Neca Marcovaldi. O 6th MTSG Burning Issues Workshop: Toward new approaches to sea turtle Red List Assessments reuniu mais de 30 especialistas de seis continentes e 20 países, e teve como objetivo geral discutir metodologias de avaliação capazes de levar em conta a natureza complexa desses animais e as consequentes incertezas para preencher as informações requeridas pelos critérios de avaliação de seu estado de conservação a nível global, exigidos pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

As tartarugas são animais marinhos altamente migratórios, de ciclo de vida longo e cheio de mistérios. Seu ciclo de vida, parte em terra, parte no mar, muitas vezes compartilhado entre diversos países e continentes, dificulta a coleta sistematizada e padronizada de informações e, consequentemente, a avaliação global das populações. Nessa oficina de trabalho, foi feita uma simulação de metodologia que considerou atributos de Unidades de Manejo Regionais (RMUs, Regional Management Units), para ponderar e considerar graus de incerteza inerentes às informações disponíveis, como por exemplo, distribuição, número de indivíduos, tamanho da população no passado, etc. Os resultados das discussões vão estabelecer novas abordagens para conduzir as avaliações em acordo com critérios e escalas mais adequados para atingir as solicitações da IUCN de forma mais acurada, além de produzir um manuscrito sobre esta nova metodologia.

Histórico das reuniões e as RMUs

Desde 2003, o grupo de especialistas em tartarugas marinhas (MTSG) conduz reuniões periódicas chamadas de Burning Issues, para identificar e discutir questões prioritárias a nível internacional para a pesquisa e conservação das tartarugas. Entre os resultados obtidos mais destacados estão a definição de RMUs para todas as espécies de tartarugas marinhas.

As RMUs referem-se a segmentos da população geograficamente explícita, com base em dados biogeográficos (por exemplo, de locais de desova, ou de genética ou de distribuição espacial), que podem ser usados para o manejo regional apropriado, além da avaliação dos mesmos, levando em conta as ameaças e aspectos demográficos.

Links relacionados:

- Unidades de Manejo Regionais (RMUs)

- Prioridades de Conservação Global para as Tartarugas Marinhas

- Nota da Conservação Internacional (CI): CI aponta as tartarugas mais ameaçadas do planeta - A publicação aponta também as 12 populações de tartarugas marinhas mais saudáveis do mundo.

- Avaliação do Estado de Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil


 

Tartaruga de couro ou gigante

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras