pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Bases promovem mutirões e palestras no Dia Mundial de Limpeza das Praias

05/10/2011 - Várias bases do Tamar participaram do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias com atividades que envolveram adultos, jovens e crianças preocupados com o meio ambiente. Leia mais. ↓

Bases promovem mutirões e palestras no Dia Mundial de Limpeza das Praias

Em Ubatuba, a Oficina de Papel aproveitou para mostrar na prática a potencialidade da transformação do lixo em recurso

Várias bases do Tamar participaram em setembro do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado desde 1986, pela ong americana The Ocean Conservancy, para alertar a sociedade para os males gerados pela poluição das águas por lixo. Junto com vários parceiros, promoveram e participaram de vários eventos, incluindo mutirões de limpeza e palestras.

Em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, por exemplo, jovens da Oficina de Papel do Projeto retiraram mais de 20 sacos de lixo, na praia do Itaguá. O maior volume foi de plástico, que causa grande mal às tartarugas marinhas. O Projeto Tamar, em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. A Oficina de Papel conta também com o apoio da Escola de Inglês New BP, Zeus Informática e Supermercado Paulista.

Em Fernando de Noronha, o mutirão foi realizado em nove praias da Ilha, coletando 160kg, inclusive lixo internacional, contando com a participação da comunidade, crianças, e turistas. O dia começou com um café da manhã no Centro de Visitantes do Projeto Tamar para recepção dos voluntários e divisão das equipes. O mutirão foi organizado juntamente com o ICMBio, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e Projeto Golfinho Rotador. O evento contou com o apoio do receptivo Atalaia Turismo, das pousadas: Teju- Açu, Zé Maria e Tio João, da Administração de Fernando de Noronha, das empresas: Econoronha, Universo, da Lanchonete da Tia Regina, da distribuidora de água Cacimba do Padre, que forneceram material para realização do evento.

No Rio Grande do Norte, a base de Pipa organizou três dias de atividades, com alunos das escolas dos municípios de Baia Formosa e Canguaretama. Teve palestras sobre as tartarugas marinhas e o lixo nas praias e mares, com aproximadamente 370 estudantes – parte deles também participou da coleta de lixo na praia de Barra do Cunhaú.

No Ceará, as praias de Almofala, em Itarema – onde fica a base do Tamar -, e Volta do Rio, em Acaraú, foram limpas por adolescentes e crianças das escolas publicas locais. O lixo coletado incluiu, pela ordem decrescente de quantidade, madeira, pedaços de nylon, garrafas pet, pedaços de borrachas variadas, isopor e tecido.

Na Bahia, o mutirão de limpeza envolveu cerca de 400 pessoas, que percorreram as praias de Arembepe, Praia do Forte, Sauipe e Sitio do Conde, em dois finais de semana. Os resíduos foram pesados em cada localidade totalizando 983,8 kg de lixo recolhido em uma extensão de 18,5 km de praias. A ação ocorreu em parceria com a ONG Jogue Limpo e parceiros locais de cada uma das bases.

Tartaruga Verde ou Aruanã

Vitória - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras