pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ubatuba promove cultura caiçara em eventos no mês do folclore

03/08/2011 - Agora em agosto, o Tamar realiza várias atividades, promovendo a cultura caiçara e suas riquezas, realçando a importância de preservar esses laços culturais. Leia mais. ↓

Ubatuba promove cultura caiçara em eventos no mês do folclore

O folclore local também será apresentado ao público através de personagens emblemáticos em forma de bonecos

Com o objetivo de preservar e valorizar as tradições culturais locais, o Projeto Tamar sempre marca presença nas festas populares das localidades onde mantém suas bases de pesquisa. Em Ubatuba, por exemplo, participou mês passado da Corrida de Canoas da Praia da Enseada e da 88ª Festa de São Pedro Pescador, onde destacou principalmente a importância dos pescadores parceiros para a conservação de tartarugas marinhas. Agora em agosto, mês dedicado ao folclore e à cultura popular, realiza várias atividades, promovendo a cultura caiçara e suas riquezas, realçando a importância de preservar esses laços culturais.

Clique no cartaz para ver a programação completa:

Clique aqui p/ abrir a programação completa

Durante todo esse mês, em parceria com o Museu Caiçara, o Tamar vai colocar em exposição, no Centro de Visitantes da sua base em Ubatuba, vários bonecos representando personagens do folclore local. Há outras atividades programadas, como a mostra fotográfica Gente do Mar, organizada pela pesquisadora Kilza Setti; junto com o Coletivo Arte, exibe filmes com temática regional, no Cine Clube e Cine Clubinho; e oficina de artesanato com o grupo Arte Natural Caiçara.

A programação do mês do folclore no Centro de Visitantes de Ubatuba conta ainda com apresentações de grupos folclóricos regionais como a Congada de São Benedito e a Dança da Fita, além de muita contação de história sobre as lendas e causos caiçaras.

O grupo Paranga e o cantor Gabriel Sater, filho do Almir Sater, prepararam o show Tributo a Elpídio dos Santos, com agenda marcada no Casco Acústico do CV. Também está marcado o lançamento do livro Instrumentos musicais sagrados, produzido pela lingüista e psicóloga Maria Aparecida Honório, em parceria com a comunidade guarani da Aldeia Boa Vista.

Grupo Musical Guarani, da Aldeia Boa Vista de Ubatuba

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras