pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Museus abertos da tartaruga marinha se integram à semana nacional

13/05/2011 - O Tamar/ICMBio participou da 9ª Semana Nacional de Museus (16 a 22/5), coincidindo com o Dia Internacional de Museus (18/5). ↓

O Tamar/ICMBio participa da 9ª Semana Nacional de Museus (16 a 22/5), coincidindo com o Dia Internacional de Museus (18/5). Durante a semana, o Projeto realiza atividades em alguns dos seus Centros de Visitantes-Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha. Vão acontecer eventos na Praia do Forte/BA, Oceanário de Aracaju/SE, Fernando de Noronha/PE, Regência/ES, Guriri/ES, Ubatuba/SP e Florianópolis/SC.

Praia do Forte/BA
Na Praia do Forte/BA, dentro do tema da semana, Museu e Memória, a programação se baseia nas tradições da cultura local, com oficinas de artesanato em palha para o público infantil; teatro de fantoches apresentando histórias de antigos moradores da Vila; apresentação de grupos culturais locais e das crianças da Escolinha do Tamar de Arembepe; além das atividades que já fazem parte da programação diária. O destaque dessa edição será a abertura de duas exposições: Iluminando Memórias, que conta a história do farol Garcia D’Ávila e sua relação com o Tamar (a base fica em torno dele); e Luzes da Amazônia Azul, que mostrará por que este é o nome dado ao mar dos brasileiros e qual a importância dos faróis para o país e para o meio ambiente. Haverá ainda a exibição do filme Na Sombra da Linha Verde, dirigido por Kaya Verruno.

Aracaju/SE
Pelo segundo ano, o Oceanário de Aracaju/SE participa da Semana Nacional de Museus, agora com uma programação que resgata a história do Tamar em Sergipe e o envolvimento das comunidades sergipanas com o Projeto. Estão previstas atividades como exibição de vídeos, exposição fotográfica, alimentação assistida, palestra, visitas guiadas, oficinas e uma comemoração final com oficinas, apresentações teatrais e musicais.

Fernando de Noronha/PE
Em Fernando de Noronha/PE, os eventos da Semana Nacional de Museus acontecem de 10 a 27/5. Inclui visitas de estudantes ao Museu Aberto da Tartaruga Marinha; fórum de debates sobre museu e a memória do arquipélago; exposição de fotos mostrando a história de Noronha e do Tamar no Brasil e na ilha. A Semana de Museus coincide com as comemorações dos 15 anos do Centro de Visitantes de Noronha, com homenagens à funcionária Juliana Ramos, atendente da loja aeroporto, pelos seus 15 anos de trabalho.

Regência/ES
O Centro Ecológico de Regência vai manter programação diária durante a Semana de Museus, incluindo trilha interpretativa do porto histórico; exposição fotográfica Amigos das Tartarugas e palestras sobre a última temporada reprodutiva. As crianças ganham pipoca e algodão doce e se divertem com a oficina de brinquedos em material reciclado e outras atividades.

Guriri/ES
Em Guriri, também com programação diária, tem exposição de artesanato em cerâmica, de Hosana Alves dos Santos e Angela Maria Nascimento de Jesus; exposição Fundo Amarelo, Coração de Barro, da pintora autodidata Shila Joaquim, mostra de telas em que a pintora usa o amarelo para iniciar os trabalhos. Tem ainda visita guiada; oficinas de resgate das brincadeiras folclóricas e de reciclagem do brinquedo balangandã. No domingo, 22, a semana termina com as comemorações do Dia da Tartaruga.

Ubatuba/SP
O Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha-Centro de Visitantes de Ubatuba/SP realiza várias atividades, como monitorias diárias, vídeo institucional, jogos infantis e didáticos, teatro de fantoches, além da exposição e oficina Uma Fábrica de Brinquedos de Sucata, da ong Passatempo. Serão apresentados exemplares de brinquedos folclóricos e indígenas confeccionados a partir de sucata ou material reutilizado como papéis, tampinhas de garrafa, garrafas pet, copo plástico, canudo e embalagem de leite, entre outros.

Florianópolis/SC
O Tamar Florianópolis programou visitas monitoradas a grupos escolares, exibição de vídeos e alimentação interativa, sempre as 16:00hs. No sábado, 21/5, tem recreação e pintura facial para o público infantil e no domingo, 22/5, a soltura de uma tartaruga marinha vai marcar o encerramento da Semana Nacional de Museus em Floripa.

Tartaruga Oliva

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras