pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Maré bate forte no Tamar

22/03/2011 - Como previsto a maré de março veio com força total. A fusão com uma forte frente fria, ventos e ondas de 2,5m causaram danos à base do Projeto em Praia do Forte/BA. ↓

Como previsto a maré de março veio com força total. A fusão com uma forte frente fria, ventos e ondas de 2,5m causaram danos à base do Projeto em Praia do Forte/BA. Enquanto o fenômeno preocupava a equipe, na mesma hora era diversão para os turistas e criançada da vila, que se divertiam com as ondas gigantes que ameaçavam a integridade do projeto.





A cada mês de março a lua se aproxima mais da terra permitindo maior atração da massa d’água. Este ano está sendo especial, pois a lua está mais próxima ainda, e, associada a uma frente fria a sua fase cheia causou espanto e prejuízo na Praia do Forte.



De acordo com Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar/ICMBio, quando chegaram à Praia do Forte há 30 anos, presenciaram uma maré desse tipo. "As ondas derrubaram parte da casa onde morávamos, ferindo inclusive um dos moradores. Assistimos duas casas sendo levadas pela maré sem nada podermos fazer".



Em 1998, o Tamar fez parte do muro de proteção, mas os recursos não foram suficiente para proteger toda área, houve recuo da maré. "Em todo o março, liga o nosso farol amarelo, esse ano deu o vermelho, precisamos urgente construir o restante do muro e estamos procurando parceiros para a construção", alerta Marcovaldi.

Muito trabalho a partir de agora e atenção redobrada com os ninhos. A força da água pode soterrar ninhos e arrastar e destruir ovos, impedindo o nascimento dos filhotes. Por isso, os ninhos estão sendo transferidos para locais seguros.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras