14/02/2011 - As bases do Projeto Tamar/ICMBio promovem a campanha Nossa Praia É a Vida, com o objetivo de sensibilizar turistas, moradores e empreendedores locais a conservarem o habitat das tartarugas marinhas. ↓
As bases do Projeto Tamar/ICMBio promovem a campanha Nossa Praia É a Vida, com o objetivo de sensibilizar turistas, moradores e empreendedores locais a conservarem o habitat das tartarugas marinhas. Principalmente no verão, quando aumenta o número de pessoas nas praias, as ações se intensificam e ganham o apoio da sociedade, cuja participação é essencial para o sucesso da missão. Atividades de educação ambiental, exposições e oficinas para crianças completam as iniciativas de conscientização.
Na Praia do Forte/BA, as equipes montam espaços de informação nas praias e distribuem material sobre as ameaças à vida das tartarugas e de outros animais marinhos. A urbanização acelerada que tomou conta de localidades como Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, localizadas no município de Camaçari, ao norte da Salvador, preocupa pelo aumento da iluminação e do trânsito de veículos nas praias.
A base de Arembepe/BA realizou, em parceria com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), capacitação de policiais para atendimento a ocorrências relacionadas às tartarugas marinhas. Os policiais assistiram palestras institucionais e sobre a biologia das tartarugas marinhas, presenciaram atividades desenvolvidas pelo Tamar e conheceram os principais procedimentos para cada circunstância.
O Centro de Visitantes de Florianópolis/SC, em parceria com o Grupo RBS TV, participou do mutirão de limpeza da praia Mole, com a soltura de uma tartaruga marinha e a exposição de réplicas e banners.
As ações de sensibilização que o Tamar promove objetivam o envolvimento da sociedade em um problema que depende do empenho de todos para alcançar êxito. Conversando e informando a população sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas e as ameaças a que são expostas, o Tamar busca a contribuição das pessoas no trabalho de conservação da vida marinha.
Fundação Projeto Tamar participa de mais uma Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM
Fundação Projeto Tamar inaugura novo espaço em Regência: o “Espaço Praia”
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!