pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tubarões de casa nova chamam a atenção na base da Praia do Forte

12/01/2011 - Os quatro tubarões lixa, que se destacam entre as principais atrações do Centro de Visitantes da Praia do Forte/BA, estão de casa nova neste verão. ↓

Os quatro tubarões-lixa ou Lambarus (Ginglymostoma cirratum) que se destacam entre as principais atrações do Centro de Visitantes do Tamar na Praia do Forte/BA, estão de casa nova neste verão. Construído com apoio da Bradesco Seguros, obedecendo às normas do Ibama, o novo tanque tem 160m² de área total, cerca de 200 mil litros de água salgada e visores laterais. É uma obra arquitetonicamente inovadora, prioriza o bem-estar dos animais, e permite a interação dos tubarões com outras espécies marinhas, em um ambiente que sensibiliza o visitante. O presidente da Bradesco Seguros, Marco Rossi, falou sobre essa parceria com o Tamar: “Nós da Bradesco Seguros protegemos vidas e este apoio simboliza nossa estima pelo trabalho de conservação que o Projeto desenvolve”.



Os tubarões passaram para um tanque muito maior do que aquele em que estiveram por mais de seis anos, desde que chegaram ao Tamar. A nova morada tem buracos profundos, áreas de correnteza e bulbos de acrílico que permitem aos visitantes observá-los de todos os ângulos que desejarem. É um ambiente mais confortável, que prioriza o bem-estar dos amigos das tartarugas marinhas e deixa mais próximas as pessoas, que podem tocar com segurança os tubarões e outros animais que terão endereço novo a partir de hoje. “Nosso trabalho é em prol dos mares e das praias, para conservar e proteger as tartarugas marinhas. Os tubarões nos permitem realizar um trabalho de sensibilização com os visitantes que, só no ano de 2010, somaram cerca de 18 mil em contato com esses animais”, explica Neca Marcovaldi, presidente da Fundação Pró-Tamar.

Tubarão-lixa

O Tubarão-lixa é uma espécie com alto risco de desaparecimento na natureza, e está listada no Anexo I da Instrução Normativa no 5 do IBAMA (Ministério do Meio Ambiente) como espécie ameaçada de extinção. Consta, atualmente, na “Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas”, organizada internacionalmente pela IUCN.

Esta espécie de tubarão é uma das mais populares do mundo e, devido ao seu comportamento sedentário e calmo, é a mais encontrada em aquários para visitação pública, adaptando-se bem a vida em tanques. Pode permanecer muito tempo no fundo do aquário sem ter necessidade da natação contínua, comum a maioria das espécies de tubarões, para manter a respiração.



O tubarão-lixa ocorre em toda costa brasileira e é amplamente distribuído no Oceano Atlântico tropical e subtropical. Vive em fundo de areia, próximo a rochas e corais em águas mornas, desde a superfície até uma profundidade de 60 metros. Possui hábitos noturnos e permanece imóvel por horas durante o dia. Alimenta- se de moluscos, crustáceos e peixes, que captura por sucção. Atinge comprimento total entre 2,30 e 3,00 metros, podendo chegar a 4,30 metros e pesar 400kg. É ovíparo, e com cerca de 10 ou 11 anos de idade atingem a maturidade sexual, quando medem aproximadamente dois metros de comprimento.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras