pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar e ICMBio definem novo plano de ação nacional

03/12/2010 - O objetivo é atualizar e aprimorar as diretrizes e metas estratégicas para a conservação das cinco espécies de tartaruga marinha que ocorrem no Brasil. Leia mais. ↓

O Projeto Tamar-ICMBio e a Diretoria de Conservação da Biodiversidade do ICMBio realizaram oficina em novembro (22 a 27/11) para elaboração do Plano de Ação Nacional para Conservação das Tartarugas Marinhas para os próximos cinco anos (2011-2015). O objetivo é atualizar e aprimorar as diretrizes e metas estratégicas para a conservação das espécies desses animais que ocorrem no Brasil e teve a participação de cientistas e outros especialistas, além de representantes de ong’s, de entidades governamentais e do próprio Tamar.

Após o evento, realizado no Hotel Travel In, na Praia do Piruí, em Arembepe, Camaçari/BA, os próximos passos para oficializar o Plano de Ação é efetivar sua publicação, ainda este mês, em portaria ministerial, e disponibilizar o documento completo no início de 2011, para que possa cumprir seu papel de norteador das ações de pesquisa e proteção das tartarugas marinhas no Brasil.

Esta iniciativa faz parte de uma política adotada pelo ICMBio, através da Diretoria de Conservação da Biodiversidade, e tem como meta elaborar e oficializar planos da ação para todas as espécies ameaçadas ou vulneráveis no Brasil. Utilizando metodologia desenvolvida e já testada em outros 12 planos semelhantes, a oficina teve a coordenação técnica de Neca Marcovaldi, do Tamar, com moderação de Marcelo Reis e secretaria de Juciara Pelles, ambos do ICMBio de Brasília.

Com 30 anos de experiência acumulada na pesquisa e proteção das tartarugas marinhas no Brasil, o Projeto Tamar e alguns de seus principais parceiros institucionais tiveram oportunidade de discutir antigos e novos problemas que afetam a conservação das tartarugas marinhas e sistematizar as alternativas direcionadas à proteção desses animais.

Esta estratégia almeja inserir esforços nas políticas públicas federais através de sua formalização como instrumento oficial do governo brasileiro e, assim, comprometer de forma mais direta o envolvimento e o apoio oficiais, inclusive em termos de orçamento governamental a da vinculação de compromissos institucionais de outros órgãos de governo e entidades de ensino e pesquisa que já atuam neste campo.

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras