pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Arembepe promove 4º. Torneio Tamar de Barcos de Coco

04/11/2010 - Para resgatar a cultura e costumes locais, um dos objetivos do Tamar, a base do Projeto em Arembepe/BA promoveu o 4⁰ Torneio Tamar de Barcos de Coco de Arembepe. ↓

Para resgatar a cultura e costumes locais, um dos objetivos do Tamar, a base do Projeto em Arembepe/BA promoveu o 4⁰ Torneio Tamar de Barcos de Coco de Arembepe. Os pequenos barcos a vela são feitos com cascas de coco e colocados para navegar nas lagoas da região. É uma tradicional brincadeira de crianças e jovens das comunidades, conforme relatam antigos pescadores locais.

O torneio, realizado na lagoa Pau de Cinza, promoveu a interação entre pais e filhos, alegria e entretenimento para a comunidade local. Contou com barquinhos confeccionados artesanalmente por pais e filhos, em casa e nas oficinas realizadas na Escolinha do Tamar, com ajuda do seo Mimi (Anelton Tavares Ribeiro), antigo morador da comunidade, profundo conhecedor dessa arte.

A tradicional brincadeira de crianças e jovens das comunidades

As 26 equipes inscritas concorreram em três categorias: originalidade (beleza, construção e decoração diferenciadas), que premiou os barquinhos de Islandra, em primeiro lugar; Max ficou em segundo; Adnei Batista e Maira Batista em terceiro. Em navegabilidade I (barquinho que navegou em menor tempo o percurso pré-estabelecido na lagoa), os vencedores foram Marcelo Miguel, Clara Beatriz e Julio Gabriel, em primeiro; Beatriz Carvalho e Edite França em segundo; e Juliana em terceiro; em navegabilidade II, Adnei Batista e Maira Batista ganharam o torneiro; Max ficou em segundo e  Islandra e Gislaine em terceiro. Todos os participantes ganharam medalhas e os vencedores troféus e kit’s Tamar.

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras