pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tartaruga de Couro é salva por equipe do Tamar e pescadores

01/11/2010 - Registro do salvamento de uma tartaruga de couro pelo Projeto Tamar no Espírito Santo. A maior tartaruga das cinco espécies foi encontrada viva enroscada em uma rede de pesca. Veja como tudo aconteceu. ↓

Uma tartaruga de couro, a maior das cinco espécies que ocorrem no Brasil, foi encontrada enroscada em uma rede de pesca, na foz do Rio Doce, próxima a base de Comboios do Projeto Tamar, no Espírito Santo. Henrique Filgueiras, executor técnico da base de Comboios, conta como tudo aconteceu.

“Na sexta feira, dia 15, um pescador de fora informou ter observado uma tartaruga gigante presa em uma rede aqui na foz do Rio Doce. Joca, dois pescadores e eu, tentamos fazer o resgate na própria sexta, mas a condição do mar ruim e a falta de luz natural (já era 17h) não permitiram a operação.

No dia seguinte, pensando que o bicho já tinha morrido, saímos cedo (Helinho, Joca, um estagiário e eu) para tentar localizar a tartaruga. Felizmente, depois de algumas rodadas por redes e bóias, localizamos ela ainda viva! Estava muito enrolada nas cordas da rede, mas ainda conseguia respirar. Helinho e o estagiário cairam na água, e com ajuda dos pescadores (donos da rede que chegaram em seguida), conseguiram com sucesso liberar a tartaruga viva. No dia 6/10 essa mesma tartaruga já havia ficado presa em rede, mas foi liberada por pescadores”.

A tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga gigante, pode chegar a pesar 800kg. A costa do Espírito Santo é o único local de desova desta espécie no Brasil. É a tartaruga que tem o menor número de fêmeas desovando, variando de 12 a 4 por ano.

Este acontecimento alerta para o ainda crescente número de redes, fruto da intensificação da pesca e diminuição do pescado, que exige cada vez mais redes para pescar menos peixes.

Acompanhe o salvamento


Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras