02/06/2010 - Representantes do Projeto Tamar/ICMBio participaram do 30º Simpósio Anual sobre Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado em Goa, India. Apresentaram cinco trabalhos próprios e de pesquisadores parceiros. Leia mais. ↓
O Projeto Tamar/ICMBio participou em abril do 30º Simpósio Anual sobre Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado em Goa, India, apresentando cinco trabalhos próprios e de pesquisadores parceiros: parâmetros reprodutivos a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata); eficiência dos anzóis circulares para diminuir a captura de tartarugas pela pesca de espinhel; dois na área de genética, sendo um da tartaruga-verde (Chelonia mydas) no Espírito Santo e outro da oliva (Lepidochelys olivacea); e as realizações do Tamar, nos seus 30 anos de existência.
A equipe do Tamar no simpósio foi integrada por Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional; Gustave Lopez, coordenador regional da Bahia; e os coordenadores técnicos Antonio de Pádua (Espírito Santo) e Armando Barsante (Pernambuco/Rio Grande do Norte).
O encontro, que vem sendo realizado há 30 anos, teve como tema central O mundo das tartarugas marinhas, dividido em várias sessões, que trataram de várias assuntos como impactos ambientais, funcionamento dos ecossistemas, captura incidental pela pesca, migração e navegação, forrageamento, pesquisa em Ciências Sociais, conservação, gestão e advocacia, reprodução, saúde e fisiologia.
Também aconteceram reuniões regionais (Latino-americana, Mediterrâneo, África, Oceano Índico e Sudeste Asiático), workshops sobre técnicas e pesquisas e a Reunião Anual do Grupo de Especialistas em Tartarugas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), onde Neca Marcovaldi (Brasil) e Alejandro Fallabrino (Uruguai) apresentaram os resultados de conservação das tartarugas marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Os dois são vice-presidentes do Grupo para a região, junto com o coordenador regional do Tamar no Espírito Santo, oceanógrafo Joca Thomé.
Fundação Projeto Tamar participa de mais uma Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM
Fundação Projeto Tamar inaugura novo espaço em Regência: o “Espaço Praia”
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!