pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Mais uma tartaruga-verde marcada em Trindade aparece na Praia do Forte

19/03/2010 - Na mesma temporada reprodutiva e em pouco mais de um mês, duas tartarugas marcadas na ilha oceânica de Trindade/ES foram encontradas na Praia do Forte, litoral norte da Bahia. A primeira estava viva, encalhada. A outra foi achada morta... Saiba mais ↓

A primeira tartaruga-verde foi encontrada ainda viva, na piscina do Papa Gente, na Praia do Forte.

Tartarugas marcadas em Trindade aparecem no litoral da Bahia

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) fêmea, marcada pelo Tamar em Trindade em 21/12/1996 (marca BR18820), foi encontrada morta, este mês (4/2), encalhada no km 12 da Praia do Forte, litoral norte da Bahia. A tartaruga estava em avançado estado de decomposição, o que impossibilitou identificar a possível causa da morte, segundo informa Luciana Veríssimo, bióloga de campo do Tamar na Praia do Forte.

Na atual temporada reprodutiva (2009/2010), segundo Luciana, esta é a segunda tartaruga-verde fêmea marcada em Trindade e encontrada na Praia do Forte – a primeira foi achada ainda viva, encalhada na piscina do Papa Gente, em 12/11/2009, 13 anos depois de ter sido marcada.

”Estes dois registros”, completa a bióloga do Tamar, “podem indicar que as tartarugas utilizam a Praia do Forte como área de alimentação e descanso e a região de Trindade para reprodução”. Além da Bahia, há registros de animais marcados em Trindade e recapturados no Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e no Senegal, na África.

Segundo sítio - Trindade fica a 1.160 quilômetros do continente, e pertence ao Estado do Espírito Santo. Com expedições periódicas, sempre apoiadas pela Marinha do Brasil, o Tamar realiza a coleta de dados que apontam a ilha de Trindade como o segundo maior sítio de desova da tartaruga-verde (Chelonia mydas) no Atlântico Sul e área  de alimentação da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).

Durante a temporada reprodutiva, a equipe do Tamar/Espírito Santo faz marcação e biometria das fêmeas e monitoramento dos ninhos nas praias de desova. Também realiza atividades de mergulho para observação, captura e marcação de juvenis da tartaruga-de-pente.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras