pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

O que esperar do Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar em Ubatuba

14/01/2022 - Considerado um dos principais atrativos do litoral norte paulista, o centro de visitantes recebe cerca de 130 mil visitantes por ano. ↓

Nosso Centro de Visitantes é um dos principais atrativos da cidade de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, recebendo cerca de 130 mil visitantes a cada ano, principalmente na temporada de verão, finais de semana e férias escolares.

Um diferencial desse espaço é a presença contínua de monitores capacitados, fazendo com que os visitantes recebam uma verdadeira aula de educação ambiental, aprendendo diversos aspectos da biologia das tartarugas marinhas, noções de ecologia e cuidados com o meio ambiente, além de conhecer a história da Fundação Projeto Tamar e suas ações de conservação.  

A atividade Biólogo Por Um Dia é acompanhada pelos nossos monitores. Seja Um Biólogo Por Um Dia e viva essa experiência inesquecível

Em uma área de 1.800 m², num complexo de tanques com 208 mil litros de água do mar, são hospedadas tartarugas marinhas de quatro espécies, desde juvenis até animais de mais de 130 quilos, além das raras tartarugas albinas. Durante a visita também podem ser conhecidas 9 espécies de quelônios, entre jabutis, tigres d´água, cágados e outros, e aprender mais sobre as diferenças destes com as tartarugas marinhas.

Através de espaços temáticos com estruturas lúdicas e interativas, são retratados aspectos marcantes da realidade local como um barco, um rancho de pesca e a problemática da poluição marinha, proporcionando aos visitantes a conexão com o ambiente cultural e natural de Ubatuba e sensibilizando para o cuidado com as tartarugas marinhas e o mar.

Além de ser um atrativo turístico, o Centro de Visitantes se tornou um espaço de valorização da cultura local e de encontro dos moradores com sua história, memória e manifestações artísticas.

Através de uma parceria com a Associação de Amigos do Museu Caiçara, sediamos o Museu Caiçara com um acervo de mais de 200 peças entre artefatos de pesca, ferramentas e utensílios domésticos, de uso cotidiano dos moradores tradicionais da região.

Em 2010 foi também inaugurado o Casco Acústico, espaço cultural que vem recebendo apresentações e tradições artísticas locais, em diversas linguagens, além de promover e divulgar o trabalho de conservação das tartarugas marinhas através do programa musical Tamarear.

Já na Loja Tamar são encontrados produtos confeccionados pelos grupos de artesanato apoiados pelo Projeto Tamar, como o das costureiras e artesãs da Praia do Camburi, que produzem as “tartareias”, pesos de porta feitos em pano com formato de tartaruga.

Esse conjunto de atividades desenvolvidas no Centro de Visitantes tem sido determinante para as atividades de conservação realizadas pelo Projeto Tamar em Ubatuba que é uma importante área de alimentação, especialmente das tartarugas-verdes (Chelonia mydas). Além do trabalho desenvolvido junto aos pescadores para reduzir a captura incidental e a mortalidade de tartarugas marinhas em redes de pesca, é essencial contar com o apoio dos moradores locais e turistas, que são usuários das praias e do mar.

Graças a esse trabalho, realizado desde 1990, a Fundação Projeto Tamar já devolveu ao mar mais de 13.400 tartarugas capturadas incidentalmente em redes ou reabilitadas após serem encontradas doentes, feridas ou debilitadas.

Venha nos visitar e conhecer de perto esse trabalho.

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras