pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ser Criança no Projeto Tamar

08/10/2019 - Neste mês de outubro, em meio às comemorações do nascimento do filhote 40 milhões, o Projeto Tamar vai homenagear as crianças. ↓

Em aproximadamente 40 anos de atuação em prol da conservação das tartarugas, o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar promoveu o envolvimento de duas gerações nas ações de proteção voltadas para esses animais. Os resultados positivos são produto da interação entre as pessoas e o ambiente marinho. Preservar é algo que tem que se aprender desde cedo, por isso, criança tem cadeira cativa no Projeto Tamar. 

Neste mês de outubro, em meio às comemorações do nascimento do filhote 40 milhões, o Projeto Tamar vai homenagear as crianças. Todo filhote traz a esperança de sucesso em um novo ciclo que se reinicia e assim também são as crianças. Participar do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar desde a infância traz esperança e a crença que tudo é possível, renovando as energias de todos e criando novos olhares para os futuros desafios na conservação das tartarugas marinhas.

Portanto, o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar desenvolve programas de educação ambiental e de valorização cultural direcionados ao público infanto-juvenil. Estas ações proporcionam experiências socioambientais complementares à educação formal e contribuem para o futuro engajamento dos participantes na construção de um desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Muitos ex-participantes destes programas retornam ao Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar como jovens aprendizes ou colaboradores diretos, com formação universitária e assumindo posições estratégicas nas ações de conservação. Além dessas ações também são realizadas atividasdes nas escolas locais, espaços compartilhados e apoiadas instituições socioeducativas que promovem educação e inclusão social de qualidade para o público infantil.

Nos centros de visitantes do Projeto há programações especiais direcionadas às crianças durante todo o ano como o Biólogo por Um Dia, onde os participantes podem acompanhar os bastidores do Projeto Tamar supervisionadas por biólogos. Outra atividade bastante emocionante que os pequenos adoram e incentivam os pais a participar, são as caminhadas dos filhotes ao mar durante a temporada de desova das tartarugas marinhas. Esta atividade sempre é divulgada anteriormente nas bases e redes sociais do Projeto.

Desde 1995, cerca de 5.000 crianças e jovens participaram destes programas. E a cada ano participam:

• 175 crianças nos Programas de Educação Ambiental como o Brigada Ecológica (Almofala-CE), Tamarzinhos (Praia do Forte-BA e Fernando de Noronha-PE), Coral do Mar (Praia do Forte-BA), Escolinha do Tamar (Arembepe-BA) e Nosso Papel de Futuro (Ubatuba-SP);

• 500 crianças em instituições apoiadas como a Escola Finn Larsen na Praia do Forte-BA;

• 50 crianças na base do Pontal do Ipiranga-ES;

• 120 crianças em grupos de valorização cultural como Capoeira Unidos das Tartarugas‐ Pirambu e Ponta dos Mangues/SE, Capoeira Angolano Passo da Tartaruga – Florianópolis/SC, Capoeira Esporão– Praia do Forte/BA.

Este ano, as crianças dos programas do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar irão participar de atividades mais que especiais como passeios em parques temáticos, gincanas ambientais, ações nas escolas, peças de teatro, apresentações do Movimento Tamarear, ações nas praças com Cine Tamar com pula-pula e muito mais.

Para o público em geral, os Centros de Visitantes estão com programações e atividades educativas, divertidas e inovadoras onde seus filhotes poderão aprender mais sobre as tartarugas marinhas e o oceano! Confira no menu Centro de Visitantes e nas nossas redes sociais @projeto_tamar_oficial

 

Tartaruga Tartaruga-oliva

Oceanário de Aracaju - SE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras