pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Projeto TAMAR participa da 16ª Semana de Museus

09/05/2018 - Os Museus da Tartaruga Marinha participam da semana dedicada aos museus brasileiros com programações diversas, atividades especiais e exposições. Saiba mais. ↓

De 14 a 20 de maio, o Projeto TAMAR tem programação especial durante a 16ª Semana de Museus, uma semana que este ano conta com mais de 1,1 mil participantes que cadastraram 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados. O tema escolhido pelo ICOM 'Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos' convida à reflexão sobre como podemos continuar conectando pessoas com a conservação das tartarugas marinhas, explorando as potencialidades da comunicação digital, incluindo quem não tem acesso.

A conservação das tartarugas marinhas no Brasil conecta oceanos, continentes, ilhas e pessoas há quase 40 anos. Décadas de pesquisa, conservação, educação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável que transformaram realidades locais. As tartarugas marinhas, que antes eram recurso alimentar, hoje valem mais vivas que mortas. O Projeto TAMAR sempre se conectou a muitas pessoas para realizar seu trabalho: pescadores e suas famílias, turistas, empreendedores, comerciantes, artistas e parceiros como a Petrobras, patrocinadora do Projeto há 36 anos. De 1980 para cá, três gerações caminham com o TAMAR: os tartarugueiros, seus filhos e seus netos. Eles viram desde os primeiros 2 mil filhotes devolvidos ao mar até somarem 35 milhões, conquista alcançada em 2018.

Os Museus do TAMAR ou Museus da Tartaruga Marinha preservam, pesquisam e difundem conhecimento, aproximam os diferentes públicos do ambiente marinho e convidam à aventura de proteger as tartarugas. Mostram o trabalho que acontece nas praias, geram renda para as comunidades litorâneas e arrecadam recursos para as ações de conservação e pesquisa. Juntos já receberam mais de 18 milhões de visitantes.

A interação com o público local e visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo acontece em espaços equipados com estrutura e pessoal preparado para sensibilizar sobre ameaças e desafios para a conservação das tartarugas marinhas. Respeitando a diversidade cultural em cada lugar, alguns deles com acesso limitado à internet, o TAMAR utiliza a ciência, a educação, a cultura e a arte para conectar cada vez mais pessoas com as tartarugas marinhas.

A Semana de Museus é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a partir de tema proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Consulte a programação da 16ª Semana de Museus em seu estado:

http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/

Programação TAMAR Praia do Forte na 16ª Semana de Museus


Clique na imgem para ampliar

Começa 16ª Semana de Museus no Projeto TAMAR Praia do Forte-BA!

De 14 a 20 de maio, participe e traga a família!

A programação da 16ª Semana de Museus no Projeto TAMAR Praia do Forte, em Mata de São João-BA, tem o lançamento da exposição 'A Conservação das Tartarugas Marinhas Conecta'. Saiba como a conservação das tartarugas marinhas conecta diferentes gerações com pesquisa, tecnologia, educação ambiental, inclusão social, arte e cultura.

Nos dias 15 e 17 de maio, os jovens da comunidade participam do programa 'Biólogo por um Dia', em parceria com a Escola Estadual Alaor Coutinho, e nos dias 16 e 18/05, as oficinas de arte e cultura tem a participação das crianças da Creche Finn Larsen.

No final de semana, as oficinas de arte são abertas ao público e a Serenata no TAMAR traz a banda Samba Butukada, composta por moradores locais que tocam músicas tradicionais feitas por gerações passadas, como a famosa "Samba do Severo" e "Poluição". Noite com convidados especiais e apresentações culturais.

Programação TAMAR Florianópolis na 16ª Semana de Museus

 

Clique na imgem para ampliar

Programação TAMAR Aracaju na 16ª Semana de Museus


Clique na imgem para ampliar

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br

Junte-se a nós!

youtube.com/user/TVTamar
facebook.com/ProjetoTamar
instagram.com/projeto_tamar_oficial

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras