pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Stanley Jordan e Dudu Lima Trio mostraram o que a música pode fazer pela natureza

28/10/2016 - Abertura emocionante com Luciano Calazans e convidados. Leia mais. ↓

Stanley Jordan e Dudu Lima Trio mostraram o que a música pode fazer pela natureza

Stanley Jordan

Em outubro, o guitarrista Stanley Jordan e Dudu Lima Trio fizeram o público delirar com a mostra do potencial que a música tem para unir pessoas em torno da conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos. Primeiro, um workshop de musicoterapia (11/10) fez a galera conectar corpo e mente através da música e sentir a energia a cada acorde, seguindo as orientações dos mestres no palco. Destaque para a tradução simultânea de Dudu Lima, que ao mesmo tempo tocava, acompanhando Stanley, e traduzia para o nosso idioma frase a frase com todo o seu carisma e talento. Teve ainda a inspiradora soltura de um macho de tartaruga-verde (Chelonia mydas) reabilitado, com trilha sonora ao vivo, e a primeira apresentação comemorando 30 anos de carreira de Luciano Calazans.

A apresentação na noite de 12 de outubro foi precedida pela soltura de um macho de tartaruga-verde que estava sob os cuidados do TAMAR na Praia do Forte-BA. Teve a presença de Stanley e Dudu, que fizeram uma trilha sonora ao vivo para o trajeto da tartaruga até o mar. Juntou uma multidão para ver o que acontecia na praia, enquanto Mazinho, biólogo do TAMAR, contava a história do animal e sobre a importância de protegê-lo. Stanley acompanhou a tartaruga até o mar, despediu-se e voltou para finalizar a múscia com Dudu.


Stanley Jordan

O baixista, arranjador, compositor e produtor musical baiano Luciano Calazans, que também é diretor musical do Movimento Tamarear, professor de música e maestro do Coral do Mar, abriu o palco para Stanley Jordan e Dudu Lima Trio com uma apresentação cheia de surpresas. Trouxe uma das alunas de suas aulas de música no TAMAR, Mariana Santana, para acariciar os ouvidos de todos com sua pureza na interpretação de Mergulha e Voa e Aquarela. A menina soltou a voz com o acompanhamento da banda e encantou a plateia. Vieram também prestigiar o início das comemorações de 30 anos de carreira de Calazans, os músicos Isaías Rabelo (piano), Pedro Degault (trombone), Robinson Cunha (bateria) e Mário Soares (violino), que saudaram o mestre com seus talentos e presentearam o público com peças divinas, do clássico ao samba. Calazans conversa com as pessoas através das cordas e o que ele mostra quando fala das tartarugas e do TAMAR é que todos juntos podemos realmente proteger os oceanos e os bichos do mar com nossa arte, nossas certezas, intesidade e paixão.

  

Apresentação de Stanley Jordan e Dudu Lima Trio é sempre de deixar boquiabertos os espectadores. Ao dedilhar das notas, acionam lugares no cérebro que fazem os pelos arrepiarem, o coração acelerar e a boca fica até meio seca... quem participou do workshop de musicoterapia também sentiu isto. Não foi diferente nessa noite de 12 de outubro, que teve direito a Beatles e bis. Para a conservação da natureza fica o registro de mais uma dia grandioso, em que a música uniu as pessoas às tartarugas marinhas e reacendeu a confiança de que todos os que estiveram presentes, à distância ou de perto, vão fazer a parte que lhes cabe.

   

O TAMAR e a música - O Projeto TAMAR espalha a mensagem da conservação das tartarugas e dos oceanos através da música desde 2009. Incentiva e produz conteúdo musical para fortalecer a proteção às tartarugas marinhas, com mais de 30 canções autorais, algumas delas gravadas por artistas como Milton Nascimento, Lenine, Stanley Jordan, Flávio Venturini, Wagner Tiso, Dudu Lima Trio, dentre outros. O Movimento Tamarear une vários artistas em prol da causa dos oceanos e das tartarugas e promove apresentações em vários locais onde o TAMAR está, “um verdadeiro time de feras”, segundo o seu fundador e coordenador nacional, oceanógrafo e músico Guy Marcovaldi. Stanley também veio, a convite de Guy, para fazer o lançamento simbólico do CD Tamarear, que foi lançado oficialmente em fevereiro/2016 por Milton Nascimento e Dudu Lima Trio em apresentação memorável.

As tartarugas marinhas que ocorrem em nossa costa precisam prosseguir em um mundo cheio de perigos, e por isso esses animais ainda ameaçados de extinção necessitam do apoio de toda a sociedade. Redes de pesca, anzóis, degradação de áreas de desova, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são os principais inimigos das tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país.

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. 

Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Visite www.tamar.org.br

Veja mais Dudu Lima Trio - O beijo 

Nesta noite de 12 de outubro, houve um desfile muito especial da nova coleção das Lojas TAMAR, que mostrou alguns produtos Feitos por Nós! 100% para as tartarugas marinhas e comunidades litorâneas. Confira.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras