pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Divulgada lista de selecionados para exibição na primeira Mostra de Documentários sobre o Rio Doce

19/10/2016 - Contribuições culturais e ambientais sobre o Rio Doce e toda a região da Foz. Leia mais e participe. ↓

Sandra Tavares
sandra.tavares@icmbio.gov.br

Regência (18/10/2016) – Após longo trabalho, a Comissão de Seleção dos documentários inscritos para a I DOC Regência – Mostra de Documentários Sobre o Rio Doce divulga a lista dos selecionados, nas categorias documentário, reportagem especial para televisão (incluindo seriado), ou webdocumentário. A I DOC Regência será realizada entre os dias 21 e 26 de novembro de 2016, na comunidade de Regência Augusta, no município de Linhares, foz do Rio Doce (ES).

Ao todo foram selecionados 11 documentários, 3 reportagens de TV e 4 webdocumentários, escolhidos com base na abordagem do tema, qualidade técnica e conceitual do filme ou reportagem e contribuição da obra para o debate que será realizado juntamente com as exibições durante o evento.

O resultado, com os documentários, reportagens ou webdocumentários selecionados, já está disponível na página do evento. As obras inscritas passaram por processo de seleção de uma Comissão formada por técnicos da área de audiovisual, ambientalistas e membros da comunidade local.

Sobre a I DOC Regência

O evento surge com o objetivo de promover a reflexão e a apreciação sobre o Rio Doce, por meio de registros audiovisuais produzidos em diferentes momentos da história da região, com suas nuances em termos dos aspectos históricos, ambientais, culturais e sociais.

Espera-se, ainda, favorecer a pesquisa e a memória a partir da criação de um banco de dados audiovisuais que passará a fazer parte do acervo do Museu Histórico de Regência Augusta, em Linhares (ES). A data escolhida para a abertura do evento marca os exatos 365 dias da chegada da lama de rejeitos de minério à foz do Rio Doce.

O foco é mostrar a região antes e depois da tragédia ocasionada no Rio Doce pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Bento Rodriguez, Mariana (MG), bem como promover o turismo cultural e a economia criativa na região da Foz do Rio Doce.

As obras selecionadas para a I DOC REGÊNCIA não receberão prêmios, somente certificado de participação e brindes. Segundo os organizadores, será uma mostra de documentários e um encontro brasileiro de documentaristas, buscando unir pessoas e instituições em torno do debate sobre o Rio Doce. Além das projeções dos filmes, serão realizadas oficinas de audiovisual, palestras e mesas de debates.

O evento é uma iniciativa do Centro Tamar/ICMBio, da produtora Interferências Filmes, da AMOR – Associação dos Moradores de Regência, e da Fundacao Pró-TAMAR; em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas do ES (ABD Capixaba), o Instituto Últimos Refúgios, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Doce (CBHRD) e o Barra Seca e Foz do Rio Doce. A I DOC REGÊNCIA conta, ainda, com o apoio institucional da Cia de Artes Regência Augusta, Escola EEFM Vila Regência e da Elos&Arte Produções. 

SELECIONADOS POR CATEGORIA:

Reportagens de TV:

  1. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE SE MOBILIZAM PELA TRAGÉDIA AMBIENTAL EM MARIANA - de Ana Paula Vieira - TV Ufes - ES 

  2. 16 DIAS - O CAMINHO DA LAMA NO RIO DOCE - de Bruno Faustino -  TV Educativa ES

  3. MATARAM AL RIO DOCE - de Leonardo Fernandes - TeleSUR MG

Web:

  1. CACIMBA DE MÁGOA - de Ilka Westermeyer - ES

  2. VOZES DO RIO DOCE - de Ilka Westermeyer - ES 

  3. DOCE SENHORA DO RIO - de Ramon Luz - ES

  4. VALE DO RIO DE LAMA - NO RASTRO DA DESTRUIÇÃO - de Silvio Henrique V. Barbosa - SP 

Documentários:

  1. A COR LARANJA - de  Karina de Abreu e Pedro Cavalcante - RJ 

  2. BORUM - de Adriana Jacobsen - ES

  3. COMUNIDADE EM CENA - CARAVANA DA BACIA DO RIO DOCE - de Daniela Araujo - RJ

  4. EXPEDIÇÃO RIO DOCE - de Vitor Augusto de Oliveira - MG 

  5. NA BEIRA DO RIO DOCE - de Lori Regattieri - ES

  6. REGÊNCIA: AS ULTIMAS HORAS ANTES DA LAMA - de de Ilka Westermeyer

  7. RETRATOS DE UMA VILA - de Gleyce Nogueira - ES

  8. RIO DOCE, RIO DOS SONHOS - Sonya Beutelmann - ES

  9. TEMPO REGÊNCIA - de Monica Nitz - ES

  10. ÚLTIMOS DIAS EM REGENCIA - de  Daniela Zanetti - ES 

  11. VIVA REGENCIA - de Marcos Azeredo – ES

Comunicação Centro Tamar/ICMBio

(27)3222-1417

Tartaruga de pente ou legítima

Arembepe - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras