pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Projeto Tamar celebra mês do meio ambiente, dos oceanos e das tartarugas marinhas

01/06/2016 - Em junho, visite um Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha e participe! ↓

O mês de junho tem sempre programação especial no Projeto Tamar e em várias partes do planeta, pois é quando o mundo inteiro volta sua atenção para as questões ambientais e propõe atividades para refletirmos. O Dia do Meio Ambiente (05/06), o Dia dos Oceanos (08/06) e o Dia da Tartaruga Marinha (16/06) são momentos para sensibilizar a sociedade quanto aos principais temas fundamentais para a manuntenção da boa qualidade de vida das gerações futuras.

Leia abaixo a mensagem da oceanóloga e educadora ambiental do Projeto Tamar, Maria Luiza Camargo, e depois confira nos links por estado as programações para toda a família!

Nossa Herança Azul

Imagine um lugar que...
Encanta desde o primeiro olhar, povoando de mistérios e belezas, mente e coração,
Cria vida, abrigando seres extraordinários, dos maiores aos minúsculos,
Atua em grandes ciclos de matéria e energia, fazendo circular grandes massas de água, ar e gases,
...e ainda oferece, fraternalmente, alimento, lazer, esporte e contemplação!
Imaginou?! Esse lugar existe e é mais familiar do que você pensa!
Como o coração que bombeia sangue e vida pelo seu corpo, sem você nem pedir ou perceber, os oceanos mantém a vida, uma herança conquistada na longa história da evolução do nosso planeta.
Os oceanos são uma verdadeira fonte de vida, contendo mais de 97% da água existente. E de fato, a vida surgiu na beira do mar há milhares de anos e, hoje, os oceanos abrigam 95% da biosfera, o que em termos genéticos, significa a maior parte da biodiversidade existente.
Em toda sua grandeza, os oceanos movimentam enormes massas de água e ar, regulando o clima, atuando na ciclagem dos elementos essenciais à manutenção da vida, além de produzir (por meio das algas marinhas) mais da metade do oxigênio que precisamos para sobreviver.
O Brasil tem uma estreita relação com o mar. A começar pelo nome do país que tem origem numa árvore nativa da Mata Atlântica, a floresta que cresce no encontro com o oceano.
Mais de 60% da população brasileira vive na zona costeira. Muitas comunidades litorâneas têm a pesca como atividade principal, gerando renda e frutificando riquezas culturais incomensuráveis. As belas praias brasileiras atraem milhares de turistas todos os anos!
Pesca predatória, poluição, uso e ocupação desordenada dos espaços costeiros e marinhos, mudanças climáticas, extinção de espécies! Os oceanos estão ameaçados por nós, mas seremos nós a sofrer sem eles!
Conhecer e respeitar as regras de proteção e gestão ambiental, repensar e reduzir o consumo, minimizar e cuidar dos resíduos, conquistar aliados para proteção costeira e marinha. Faça isso pelos oceanos para o garantir o amanhã para todos nós!
No Dia dos Oceanos e em todos os outros, o Tamar deseja que você pense e atue pela saúde dos oceanos, nossa herança azul!

  

  

  

  

Programação mês do meio ambiente por estado:

RIO GRANDE DO NORTE

PERNAMBUCO

SERGIPE

BAHIA

ESPÍRITO SANTO

SÃO PAULO

SANTA CATARINA

Saiba mais:

Máquina do Tempo Dia do Meio Ambiente, 1979. Guy Marcovaldi
No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06) de 1979, foi criada a primeira Reserva Biológica Marinha Federal no Brasil, Atol das Rocas

16 de junho é dia internacional da tartaruga marinha. Você sabe por que?
Fique sabendo com a Galera da Praia! 

Campanha ONU #WildForLife: The illegal trade in wildlife

Tema 2016 World Oceans Day

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras