pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Palpite do Cabeção volta em 2016

12/07/2014 - Projeto Tamar divulga balanço da atividade de sensibilização ambiental que deu o que falar no mundo todo e promete nova edição nas Olimpíadas. Leia mais. ↓

Palpite do Cabeção volta em 2016

Crianças e adultos, não teve quem não torcesse pelo Cabeção e pelo Brasil.

A tartaruga Cabeção fez seus últimos dois palpites para a Copa (11/07). Para a disputa pelo terceiro lugar, deu Holanda! Para a grande final, indicou a Argentina como campeã do mundo! A torcida, já acostumada com a realidade do mundial de 2014, ainda teve fôlego para gritar "não! não! volta! volta!" enquanto o animal se afastava da sardinha brasileira. No segundo palpite, quando deu Argentina, hermanos visitantes vibraram com o resultado. Jornalistas do Brasil e de vários países estiveram no Tamar e publicaram notícias sobre o Cabeção e a conservação das tartarugas marinhas em rádio, TV, internet e impressos como A Tarde, Correio, iBahia, UOL, Terra, Estadão, O Globo, G1, Record, Band, Globo, SBT, Reuters, The Guardian, BBC, USA Today, Huffingtonpost, Time, El Mundo, La Vanguardia, Olé, Corriere Della Serra, entre muitos outros.

A manhã de encerramento da atividade no centro de visitação do Tamar na Praia do Forte-Bahia, teve homenagens e agradecimentos da equipe do Projeto a todos que de alguma forma apoiaram a divulgação da mensagem da conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos. "Nas Olimpíadas, vamos preparar algo que também cative a atenção das pessoas para a responsabilidade de toda a sociedade na proteção desses animais. Foi um enorme ganho para a Conservação ter ficado desde o início do mundial em evidência em tantas línguas, tantas cabeças e corações", agradece o fundador e coordenador nacional do Projeto Tamar, oceanógrafo Guy Marcovaldi.

Cabeção é um macho da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). Com 27 anos, pesa 160 quilos e virou um dos astros do Projeto Tamar desde que oi eleito pelo jornal A Tarde como o pitaqueiro oficial da Copa 2014. Clique na imagem para ampliar a tirinha da Galera da Praia:

20 milhões de motivos para comemorar - Até o final de 2014, o Tamar começará a celebrar a marca de 20 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos no Brasil, 2 milhões de novas tartaruguinhas desbravando o mar anualmente. Uma marca histórica comemorada após 35 anos de esforços pela conservação desses animais ainda ameaçados de extinção. O número de ninhos e de fêmeas desovando no litoral continua aumentando significativamente, segundo dados da temporada reprodutiva 2013-2014, encerrada em março no continente e ainda em finalização nas ilhas oceânicas. O Tamar começará a convidar seus colaboradores e toda a comunidade para lembrar histórias, rever momentos importantes e compartilhar os resultados alcançados.

Do Ceará a Florianópolis, a presença de pesquisadores que estudam, conhecem e cuidam das principais áreas de reprodução e alimentação de tartarugas marinha no país garantiu a proteção de 8.272 ninhos de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta); 8.705 ninhos de tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea); 4.894 de tartaruga-verde (Chelonia mydas); 2.189 ninhos de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) e 154 de tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Isto corresponde a 1,9 milhão de filhotes levados ao mar em segurança em 2014. Os resultados positivos são divulgados através de atividades de sensibilização e educação ambiental orientadas em todas as bases de pesquisa (19) e Centros de Visitantes (11) no país.

Sensibilização e educação ambiental - Em 2013, duas mil escolas e cinco mil professores visitaram o Tamar, cerca de 74 mil estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as tartarugas marinhas. Os Centros de Visitantes e as lojas, estruturas fundamentais e importantes meios de comunicação com a sociedade, arrecadam recursos para as ações de conservação e contribuem com a geração local de emprego e renda. Hoje, mais de 1.300 pessoas estão envolvidas diretamente com as atividades de proteção às tartarugas, sendo 85% de moradores das áreas no entorno das bases, 21 vilarejos costeiros com população entre 500 e 2.700 pessoas.

O trabalho dedicado e incansável dessas pessoas que acreditam que é possível contribuir com o futuro dos oceanos começou com sonhos estudantis, cheios de liberdade e sentimentos, ideais e coragem rumo ao desconhecido. Tudo foi crescendo natural e empiricamente, levando-os a ilhas e praias desertas, tendo que lidar com a constatação da quase interrupção do ciclo de vida de espécies pré-históricas e de uma importância crucial para a vida marinha. O que tinham que fazer foi instintivo: mostrar para todo o mundo que era preciso proteger as tartarugas marinhas. E conseguimos, afirma Marcovaldi, plantamos a semente em mais de 15 milhões de pessoas que já visitaram o Tamar e vamos aumentando o nosso time de defensores da natureza todos os dias, há 35 anos.

Hoje, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras desde 1983, agora através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente desde 2010. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Saiba mais:

Balanço de atividade de sensibilização ambiental: Palpite do Cabeção.

Palpite do Cabeção levanta a bandeira da conservação dos oceanos na Copa.

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras