pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Semana do Meio Ambiente do Projeto Tamar: Ações de cuidado por todo Brasil

21/06/2014 - O Projeto Tamar comemorou a Semana do Meio Ambiente, o Dia dos Oceanos e o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas com uma programação especial. ↓

Semana do Meio Ambiente do Projeto Tamar: Ações de cuidado por todo Brasil

Soltura de tartaruga marinha em comemoração ao Dia das TM e 2 milhões de filhotes soltos.

O Projeto Tamar comemorou a Semana do Meio Ambiente, o Dia dos Oceanos e o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas com uma programação especial em todas as suas bases e Centros de Visitantes, localizados ao longo do litoral brasileiro. 

Em sintonia com o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) de 2014 “Aumente sua voz, não o nível do mar” (www.unep.org/portuguese/wed/), que chama a atenção para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e para a mudança do clima, as atividades planejadas pelo Projeto Tamar envolveram as comunidades costeiras, estudantes e visitantes em exposições, palestras, debates, atividades interativas, oficinas, mostra de vídeos, apresentações teatrais e musicais, ações de limpeza de praia, mangues e fundo do mar, soltura de tartarugas marinhas, dentre outras. 

Acompanhe abaixo o que aconteceu em cada regional do Projeto Tamar!

REGIONAL CEARÁ

A base de Almofala/CE realizou, durante a Semana do Meio Ambiente, visitas monitoradas especiais ao Centro de Visitantes para estudantes de escolas e instituições da região, além de funcionários da Secretaria de Educação do Ceará. Lançou a exposição permanente de animais confeccionados com resíduos sólidos, além de ter promovido solturas de tartarugas marinhas e ação de limpeza do Manguezal de Torrões com a escola municipal local. 
No Dia Internacional das Tartarugas marinhas, a equipe do Tamar recebeu a visita da Escola Indígena Tremembé Maria Venância, liberando uma tartaruga marinha reabilitada da espécie Lepidochelys olivacea (tartaruga oliva). Neste dia o Grupo de Capoeira do Tamar ‘Tartarugas de Almofala’ se apresentou para a Escola Municipal de Sítio Alegre.

REGIONAL RIO GRANDE DO NORTE/PERNAMBUCO

Em Pipa/RN, a Semana do Meio Ambiente aconteceu com exposições, debates, trilhas no Santuário Ecológico de Pipa (www.pipa.com.br/santuario_ecologico) e no Parque Estadual da Mata da Pipa , projeção de filmes, passeios e gincanas ecológicas com as escolas locais. Ademais ocorreram solturas de filhotes com a participação de mais de 300 pessoas em diversas praias. Aproveitando o momento de reflexão e ação em prol do meio ambiente, a equipe do Tamar apresentou os resultados da base de Pipa para cerca de 200 pessoas na Praça do Pescador. A comemoração do dia internacional das tartarugas marinhas foi realizada no Santuário Ecológico com a soltura de filhotes de tartarugas marinhas na Praia do Madeiro.

Já em Fernando de Noronha/PE, atividades de ecoturismo e sensibilização ambiental foram realizadas durante a Semana do Meio Ambiente para moradores e visitantes. Capturas intencionais, como a da Praia do Porto reuniu mais de 60 pessoas e contou com a participação do ator e apresentador do programa Globo Ecologia (http://redeglobo.globo.com/busca/?q=projeto+tamar+fernando+de+noronha&cat=a&ss=4703d52bc617ab26&st=redeglobo) Max Fercondini, que colaborou com a atividade de pesquisa e reforçou a importância da conservação dos oceanos. Mais de 200 pessoas acompanharam o nascimento de filhotes de tartarugas marinhas da espécie Chelonia mydas (tartaruga verde). 

No Dia Internacional das Tartarugas Marinhas, houve o tradicional Ciclo de Palestras sobre as tartarugas marinhas e o Projeto Tamar, finalizando com uma maravilhosa apresentação do Circo Caracas e um delicioso bolo em homenagem às tartarugas marinhas, embaixadoras dos oceanos!

REGIONAL SERGIPE

Em Pirambu/SE, as comemorações aconteceram no Centro de Educação Ambiental da ReBio de Santa Isabel (www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2273-rebio-de-santa-izabel.html) com palestra, soltura de filhotes de tartarugas marinhas e apresentação do Grupo de Capoeira apoiado pelo Tamar ‘Unidos nas Tartarugas’. No Dia Internacional das Tartarugas Marinhas foi realizado, junto aos funcionários da Confecção de Pirambú, o Lançamento do filme sobre a própria Confecção (produzido pela ‘Tamarindo Filmes’ para os 35 anos do Tamar). O grupo de Capoeira ‘Unidos nas Tartarugas’, apoiado pelo Tamar, finalizou as comemorações reunindo adultos e crianças em uma animada apresentação. 

A base de Ponta dos Mangues/SE também realizou atividades especiais como a exibição de vídeos educativos acompanhados de conversas sobre o meio ambiente e a distribuição de ‘caça-palavras’ criado pela equipe do Tamar para divulgar os resultados obtidos pela base no último ano. À convite da administração municipal de Pacatuba/SE, a equipe do Tamar exibiu vídeos e apresentou os resultados da regional para as comunidades locais. Participou também da premiação de um Concurso de Redação promovido pela Prefeitura Municipal, cujos brindes foram fornecidos pela Confecção de Pirambú. Para o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas, a equipe realizou uma Soltura de Filhotes de Tartarugas Marinhas, com a presença do Grupo de Capoeira ‘Unidos nas Tartarugas’, além da exibição de uma serie de vídeos do Tamar na parede da Igreja Local.

No Oceanário de Aracajú/SE, a Semana do Meio Ambiente esteve cheia de atividades, a começar pela participação do Tamar no “Grande Circo Ecológico”, evento organizado pelo Governo do Estado de Sergipe e apoio de diversas instituições, proporcionando a visitação gratuita a mais de 9000 estudantes, soltura de filhotes de tartarugas marinhas e oficinas ambientais para os visitantes. O Governador do Estado Jackson Barreto homenageou entidades e empresas de destaque no segmento ambiental regionais
(www.tamar.org.br/noticia1.php?cod=516), cuja homenagem de “Mérito Ambiental” foi entregue ao Coordenador Regional do TAMAR Sergipe/Alagoas, Augusto César Coelho Dias da Silva. 

A comemoração ao Dia Internacional da Tartaruga Marinha foi celebrada por mais de 100 pessoas, com a soltura de filhotes, representando a marca de 2 milhões de filhotes de tartarugas marinhas liberados ao mar.  

REGIONAL BAHIA

O centro de visitantes da Praia do Forte/BA teve programação especial com atividades voltadas para o público infantil como pintura facial, oficina de reciclagem, mostra de vídeos ambientais, alimentação interativa com tartarugas e tubarões, solturas de filhotes, além de uma emocionante apresentação com as crianças do Coral do Mar, programa que ensina canto e música para jovens de 10 a 14 anos. 

No Centro de Educação Ambiental de Arembepe/BA as crianças da Escolinha do Tamar participaram de um concurso de tartarugas de areia e estiveram envolvidas na pintura de um grande  mural com dizeres sobre o meio ambiente, que foi utilizado para reflexões sobre a proteção ambiental. 

Nas bases da Costa do Sauípe e Sítio do Conde, as atividades se concentraram nas escolas e associações comunitárias da região, com palestras sobre as tartarugas marinhas, exibição de vídeos ambientais e exposições de fotos e banners com informações sobre o Projeto e as tartarugas. 

No Dia Internacional da Tartaruga Marinha, foram realizadas solturas de filhotes nas bases de Arembepe e Praia do Forte e celebrada a liberação do filhote “2 milhões” desta última temporada reprodutiva 2013/2014. O número, nunca antes atingido, foi um marco na história do Tamar simbolizando a conservação das espécies de tartaruga marinha que ocorrem no Brasil. 

Em clima de descontração e de copa do mundo, o Palpite do Cabeção (www.tamar.org.br/noticia1.php?cod=515) entrou em cena para opinar sobre o jogo de Brasil e México e fechar o ciclo de atividades da semana do meio ambiente. Jornalistas de várias partes do mundo, visitantes e comunidade puderam acompanhar a brincadeira que tem o intuito de chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação de espécies como as tartarugas marinhas, que exercem papel fundamental na cadeia alimentar dos oceanos.

REGIONAL ESPIRITO SANTO

A base do Tamar de Regência/ES participou da Semana do Meio Ambiente realizando oficinas de fantoches com material reutilizável com 30 crianças da comunidade. Outras atividades fizeram a alegria das crianças da comunidade, como o Cine Tamar, a Limpeza de praias (com passeio pelos pontos turísticos e oficina de reutilização das tampinhas encontradas) e Roda de Leitura. Está programada para o dia 20 de junho a apresentação do Teatro de Fantoche “Deixa a Tartaruga” para as escolas da Vila de Regência e a apresentação dos resultados da base para a conservação das tartarugas marinhas na região. 

A base do Tamar de Povoação/ES realizou palestras e exibiu vídeos para a escola local, atingindo mais de 100 pessoas. 

O Centro de Educação Ambiental de Guriri/ES realizou atividades em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, juntamente com o Instituto Baleia Jubarte (www.baleiajubarte.org.br/) e o Projeto Meros do Brasil (www.merosdobrasil.org/index.php?lang=pt). Houve exposição e palestra dos dois Projetos. No Espaço ‘Ameaças’, a equipe do Tamar montou uma maquete de um ninho e dispôs um quadriciclo ao lado, explicando sobre o impacto do trânsito na praia sobre os ninhos de tartarugas marinhas. Ademais foi realizada uma oficina de pintura de animais em gesso e uma exposição com brinquedos e animais confeccionados com materiais recicláveis.

Em Vitória/ES, a equipe do Tamar organizou uma exposição com painéis informativos no Terminal de Ônibus de Laranjeiras/Serra, onde circulam mais de 25 mil pessoas. Já no Centro de Visitantes da capital capixaba, foram realizadas oficinas de origami de tartaruga e de confecção do planeta Terra, palestras sobre a “Conservação dos oceanos” e contação de histórias. Para comemorar o Dia Internacional das tartarugas marinhas, foram realizadas solturas de tartarugas marinhas reabilitadas da espécie Chelonia mydas (tartaruga verde), reunindo mais de 100 pessoas. 

No ponto mais leste do Brasil, na praia da Calheta – Ilha da Trindade, foi realizada uma soltura de filhotes de tartaruga verde.  O evento contou a presença de 12 militares da Marinha do Brasil.

REGIONAL SÃO PAULO

Na base de Ubatuba/SP, aconteceu a 1ª Semana do Mar, realizada em conjunto com o Aquário de Ubatuba (http://aquariodeubatuba.com.br/) e diversos parceiros, dentro da programação da quinta edição do ‘Festival Da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar’, realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba. Foram realizadas atividades envolvendo mais de 2000 pessoas, com o intuito de reforçar a importância da conservação das tartarugas marinhas, oceanos e ambientes costeiros. A programação esteve repleta de atividades: oficinas de arte educação ambiental, apresentações teatrais, capacitação para educadores, visitas monitoradas especiais, exposição do Projeto Jubarte (www.baleiajubarte.org.br/), mutirões de limpeza, shows musicais, pintura interativa, brincadeiras com o Projeto Albatroz (www.projetoalbatroz.org.br/), Lançamento do Espaço do Programa Amigos do Mar (www.institutoarcor.org.br/amigosdomar/), soltura de tartarugas marinhas e muito mais. Os destaques foram a Tenda Literária ‘Amigos do Mar’ que reuniu Amyr Klink e sua família, Maristela Colucci, Mauro Jucá da Revista Horizonte Geográfico, o Projeto Albatroz e o Instituto Arcor, expondo suas publicações e conversando com os visitantes; além do show de Luís Perequê, com participação especial de Sá e Guarabira. No Dia Internacional da Tartaruga Marinha, a equipe do veleiro Russalka for the Seas (https://es-es.facebook.com/RusalkaOfTheSeas), que percorrem o mundo em defesa dos oceanos, palestraram e acompanharam – junto à jovens da escola local, uma soltura de tartaruga marinha reabilitada.

REGIONAL SANTA CATARINA – TAMAR SUL

O Tamar de Florianópolis participou, juntamente com a Floram (Fundação Municipal Meio Ambiente)de eventos esternos e internos para comemorar a Semana do Meio Ambiente , o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas. Duas exposições com banners e réplicas das tartarugas marinhas ocorreram em diferentes locais na ilha de Santa Catarina, atingindo 1200 pessoas: uma no evento Cidade Melhor, realizado em parceria com a prefeitura na Lagoa da Conceição, e outra na sede da Eletrosul de Florianópolis. No Centro de Visitantes houve monitoria especial e alimentação interativa, além de uma Oficina de plantio de mudas de temperos em garrafas PET para as crianças da creche Colônia Z11 da comunidade da Barra da Lagoa. 

No Dia Internacional das Tartarugas Marinhas, comemorando a marca de 2 milhões de filhotes soltos por temporada, 130 pessoas acompanharam a soltura de uma tartaruga reabilitada, proveniente de redes de pesca.

REGIONAL RIO DE JANEIRO

As sub bases do Rio de Janeiro / RJ participaram da Semana do Meio Ambiente e do dia Internacional da Tartaruga, realizando exposições e atividades lúdicas durante as semanas das datas evidenciadas, com material de campo e biológico recolhidos na região, apresentação de vídeos e palestras atendendo aproximadamente 200 pescadores e 120 crianças e adolescentes das comunidades de São Francisco do Itabapoana e Farol de São Thomé.

Em São Francisco do Itabapoana o Tamar realizou em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente palestra institucional visando entender os riscos e a importância que as tartarugas marinhas sofrem. Houve em paralelo exposição e palestra nas colônias de pesca de Guaxindiba e Barra do Itabapoana. Na comunidade de Manguinhos, além de exposição temática, foram confeccionadas placas sobre iluminação e transito de veículos nas praias com as crianças da comunidade que posteriormente as instalaram nas praias da região. Também foi apresentado o Cine Tamar com os filmes Sammy, Turtles in trouble e o filme “O Curupira” que aborda diversos temas sobre a preservação ambiental. Após foram feitas atividades lúdicas como pintura e roda de debate sobre os temas abordados com as crianças.

Em Farol de São Thomé, a equipe do Tamar organizou na Semana do Meio Ambiente uma exposição com painéis informativos e o material usado em campo na Sede do Parque Estadual Lagoa do Açu. Foram realizadas três palestras em parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), o PELAG (Parque Estadual Lagoa do Açu) que tem como símbolo a Tartaruga Cabeçuda em seu logotipo e com a INFRAERO que administra o Heliporto da região.  Para as comemorações do dia da Tartaruga, foi feito um dia de biólogo com estudantes de uma escola da região que puderam vivenciar um dia no Tamar que foi finalizado com o Cine Tamar apresentando os vídeos “A vida das tartarugas marinhas” e “Turtles in trouble”. Finalizando a semana em comemoração ao dia da Tartaruga houve uma exposição de cinco dias na colônia de pesca Z-19 abordando os temas “Pescador amigo da tartaruga, Nem tudo que cai na rede é peixe e o dia do Pescador” que seria comemorado no próximo dia 29 de Junho. 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras