pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Cabeção indica Brasil vencedor da partida de abertura da Copa

11/06/2014 - Dia 10/06, a tartaruga marinha saboreou o palpite do primeiro jogo oficial da Copa do Mundo. Leia mais. ↓

Na terça-feira, dia 10/06, a tartaruga marinha 'Cabeção' abriu o bico para saborear o palpite do jogo de abertura (12/06) da Copa do Mundo FIFA 2014. Comeu a sardinha do Brasil para delírio da torcida. Mastigou com sua forte mandíbula um de seus alimentos preferidos. "É Brasil na cabeça e no coração!!", disse Edmar Júnior, que mora na Praia do Forte e trabalha para o Tamar. "Agora o mundo todo vai olhar para elas e ajudar a proteger! Não pode deixar esse animal acabar!", enfatiza.

Chamar a atenção das pessoas para as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, todas as cinco que ocorrem no mar brasileiro, é objetivo do Projeto Tamar com a brincadeira especial para a Copa. Como explica o coordenador nacional da organização, oceanógrafo Guy Marcovaldi, ainda tem gente que mata e não respeita esses animais! Tem pessoas que não sabem, por exemplo e sem exagero, que uma simples lâmpada acesa voltada para a praia pode matar centenas deles! Por isso, sempre buscamos novas maneiras de falar sobre as nossas estrelas, as tartarugas. Quanto mais pessoas souberem que todos nós precisamos protegê-las, melhor", garante.

Cabeção vai em direção ao alimento, há três sardinhas iguais disponíveis. Ele tem 33,333% de chance de acertar o vencedor ou empate nessa primeira fase da Copa. A escolha é aleatória, mas mesmo assim vale a brincadeira, pois o público vibra como se fosse uma previsão.

O próximo 'Palpite do Cabeção' é para o jogo BRASIL X MÉXICO e vai acontecer no Dia Internacional da Tartaruga Marinha, 16/06, às 10h00. Últimos filhotes nascidos na temporada reprodutiva 2013-2014 serão devolvidos ao mar nesta ocasião em que o Tamar, em todas as suas bases no país, estará comemorando a marca alcançada de 2 milhões de filhotes protegidos por ano.

MAIS INFORMAÇÕES:

- 'Palpite do Cabeção' levanta a bandeira da conservação dos oceanos na Copa

- Saiba mais sobre o Dia Internacional da Tartaruga Marinha

- Quem é o Cabeção? Cabeção é personagem da Galera da Praia, inspirada na tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). É brincalhão, atrapalhado, hiperativo e está sempre acompanhado da Craca, seu amigo inseparável e ranzinza, que muitas vezes age como sua consciência. A Galera da Praia é um grupo de amigos engajados na divulgação de atitudes que as pessoas devem ter ao compartilhar o meio ambiente. Ajudam o Projeto Tamar nas ações de sensibilização e educação ambiental no programa de conservação das tartarugas marinhas no Brasil.

Tartaruga-cabeçuda

- Bahia O litoral norte da Bahia é a principal área remanescente de desova de tartarugas-cabeçudas e tartarugas-de-pente no Atlântico Sul. Também ocorrem desovas de tartarugas-oliva e, em menor número, de tartarugas-verdes.

NOVOS RECORDES: confira informações da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas 2013-2014 no Brasil.

 

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras