pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Balanço da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas 2013/2014

06/06/2014 - A coordenação nacional do Projeto Tamar divulgou resultados da 33ª temporada das tartarugas marinhas no Brasil. Leia mais. ↓

Balanço da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas 2013/2014

Recorde de ninhos e nascimentos

A coordenação nacional do Projeto Tamar divulgou resultados da 33ª temporada reprodutiva das tartarugas marinhas (2013/14). Os dados apontam para novos recordes: 26.199 ninhos protegidos, gerando mais de 2 milhões de filhotes, levados ao mar em segurança. Isso representa um aumento de 17% em relação à temporada reprodutiva anterior (2012/2013), o que corresponde a 3 mil ninhos a mais.

Esses resultados se referem à temporada de reprodução no continente e nas ilhas oceânicas. O balanço é resultado do trabalho realizado através de 18 bases de pesquisa instaladas em áreas prioritárias de desova monitoradas no litoral de cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Aliados - Graças à continuidade dos esforços de educação ambiental, envolvimento comunitário e aprimoramento do monitoramento das praias, conseguiu-se manter mais de 70% dos ninhos no local original de postura escolhido pela fêmea (ninhos in situ), estratégia de conservação considerada ideal para as desovas de tartarugas marinhas. Somente os ninhos sob risco de predação humana ou animal, ação da maré, ou localizados em áreas urbanizadas foram transferidos para os cercados de incubação, expostos às condições climáticas naturais, ou para trechos seguros de praia.  Esses ninhos transferidos para os cercados tem um papel importante na educação e sensibilização da sociedade, pois possibilitam a milhares de pessoas vivenciarem o nascimento das tartaruguinhas e seu caminho até o mar, em solturas programadas nas praias, ressalta a coordenadora nacional do Tamar. São ações interativas que acabam conquistando novos aliados na defesa das tartarugas marinhas.

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Clique na imagem abaixo para ampliar:

Depois de dois anos de levantamento, o Projeto Tamar localizou as principais praias de desova de tartarugas marinhas no Brasil. A partir de 1982, um esforço conjunto entre pescadores e a equipe do Projeto colocou no mar com muita alegria 2 mil filhotes. Na primeira década entre 1980 e 1990 houve uma grande expansão geográfica e o Tamar passou a monitorar outras praias. Na segunda década de trabalho houve um aprimoramento das técnicas e infra-estrutura que refletiu no aumento de ninhos protegidos e filhotes gerados. A partir da terceira década a resposta foi biológica. Um recrutamento natural se iniciou e nos últimos cinco anos o crescimento ultrapassou qualquer expectativa, por mais otimista que fosse. O Projeto Tamar é uma cooperação entre o ICMBio e a Fundação Pró-Tamar e tem como patrocinador oficial a Petrobras desde 1983.

 

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras