pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Amigo Pescador valoriza cultura caiçara e prestigia o homem do mar

17/10/2012 - O evento contou com exposições fotográficas, a disputada corrida de canoas, apresentações artísticas e música de primeira. ↓

No dia 13 de outubro, o Projeto Tamar/ICMBio, através do Programa Petrobras Ambiental, realizou o evento ‘Amigo Pescador’, tendo como objetivo valorizar os pescadores de Ubatuba que apoiam a conservação das tartarugas marinhas, bem como oferecer à comunidade local e turistas uma programação especial para o feriado.

O evento teve início com uma Corrida de Canoas na Praia do Itaguá, quando cerca de 20 pescadores e remadores, representantes da Barra Seca, Prumirim, Ubatumirim, Enseada e Lagoinha, concorreram a prêmios e brindes do Projeto Tamar. Foi realizada uma soltura de três tartarugas marinhas reabilitadas.

"As corridas de canoa se tornaram um evento muito importante para a cultura caiçara em Ubatuba, pois essa é atualmente uma das únicas formas de reunir pescadores e comunidades de norte e sul do litoral do município", afirmou o caiçara, músico e remador Mario Gato.

Uma animada premiação aconteceu em grande estilo no Centro de Visitantes, acompanhada de uma programação artístico-cultural especialmente planejada para o dia.

Exposições Fotográficas do Projeto Albatroz, do Concurso Avistar Brasil 7ª edição - com as melhores fotos das edições anteriores, do Projeto Acervo Memória Caiçara - ‘Gente do Mar’, bem como dos painéis do Programa Juçara - acompanhado de deliciosa degustação do suco dos frutos da palmeira juçara, encantaram os visitantes! A noite teve ainda apresentação do grupo ‘Fandango Caiçara’, da Banda ‘Os Cascudos’ e de Dudu Lima Trio & Aurea Regina In Concert.

As apresentações musicais fazem parte do Movimento Tamarear, criado pelo Projeto Tamar para unir a música e a defesa da natureza. Grandes músicos como o Dudu Lima, Aurea Regina, Milton Nascimento, Lenine, entre outros, tem ajudado a conquistar aliados na conservação das tartarugas marinhas, explica a coordenadora regional do Tamar em Ubatuba, Berenice Gallo.

Desta forma, o Tamar agradece a colaboração dos pescadores - que há vários anos são parceiros na proteção das tartarugas marinhas na região, e o apoio do público - que prestigia o trabalho e ajuda a cuidar do mar!

O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, e da Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio nacional da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras