pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tartaruga é um dos temas de congresso latino-americano de reabilitação da fauna marinha

03/10/2012 - O Projeto Tamar/ICMBio participou do 2º Congresso Latino-americano de Reabilitação de Fauna Marinha com palestra e oficina. ↓

Tartaruga é um dos temas de congresso latino-americano de reabilitação da fauna marinha

Tartaruga verde (Chelonia mydas)

O Projeto Tamar/ICMBio participou do 2º Congresso Latino-americano de Reabilitação de Fauna Marinha, realizado na cidade de Rio Grande (RS), entre os dias 3 e 6 de setembro de 2012, com palestra e oficina. A médica veterinária Daphne W. Goldberg tratou de questões que abrangem a recuperação das populações de tartarugas marinhas e a importância das pesquisas para buscar respostas para as causas das mortes desses animais. Destacou a pesca como uma das grandes ameaças à vida das tartarugas e explicou quais são as medidas adotadas pelo Tamar para proteger essas espécies em risco de extinção.

Os encalhes de animais vivos ou mortos são oportunidades de entender as ameaças que estes animais estão sofrendo no ambiente natural, podendo subsidiar ações que contribuam com a mitigação do problema. Exemplos de medidas adotadas pelo Tamar para diminuir o impacto da pesca sobre as populações de tartarugas marinhas, como a substituição do anzol em “J” pelo circular, a contratação de observadores de bordo, a colocação de aparelhos de telemetria por satélite, o uso de dip nets (puçá), além da preocupação em promover mudança de comportamento da sociedade, foram os eixos da apresentação.

A problemática do lixo, que debilita os animais, também foi abordada. Os efeitos dessa ameaça são mais frequentes quando ocorre obstrução parcial ou total do trato gastro intestinal, o que leva os animais a inanição, pois não conseguem digerir o alimento. Há também os efeitos subletais do plástico com a grande concentração de substâncias tóxicas na superfície dos fragmentos, o que a longo prazo pode causar uma série de problemas.

A oficina teve 22 participantes e foi dividida em duas partes: teoria e uma aula prática com uma tartaruga em reabilitação no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Foram ensinadas pela médica veterinária as técnicas de coleta de sangue, alimentação e hidratação por sonda, pesagem, biometria e exame clínico em tartarugas marinhas. O evento foi sediado no CCmar-FURG e contou com a estrutura e apoio do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM-FURG). Cerca de 250 participantes entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área e trocaram experiências e discutiram importantes temas sobre reabilitação e conservação das espécies marinhas, muitas delas ameaçadas de extinção.

O evento contou com a participação de diversos convidados, entre eles, Jay Holcomb e Barbara Callahan (International Bird Rescue), Frances Gulland (The Marine Mammal Center), Luciana Ramos (Coordenação Geral de Petróleo e Gás, Divisão de Licenciamento - IBAMA), e Katie Moore (IFAW). O congresso foi uma realização da Aiuká, CRAM, Museu Oceanográfico de Rio Grande e FURG.

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras