pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

33+15=15

25/09/2012 - O Tamar começa a comemorar números expressivos alcançados após 33 anos de trabalho: 15 milhões de filhotes nasceram sob proteção e 15 milhões de pessoas visitaram os CVs. ↓

33+15=15

Filhotes de cabeçuda (Caretta caretta)

Com a chegada da primavera, inicia-se no Projeto Tamar mais uma temporada de desova das tartarugas marinhas. Ainda em 2012, números expressivos serão registrados: 15 milhões de filhotes devolvidos ao mar e 15 milhões de visitantes. Para comemorar esses resultados positivos, a partir de outubro, várias atividades serão programadas até uma grande festa, em dezembro.

O contínuo e dedicado trabalho na Ilha da Trindade realizado pela equipe do Espírito Santo permitiu a comprovação de um acréscimo de 200 a 400 mil filhotes de tartaruga marinha por ano. Somado este esforço, o Tamar assegurou a proteção de mais de 1,5 milhões de tartaruguinhas nos mares brasileiros.

Filhote de tartaruga verde (Chelonia mydas), na ilha da Trindade/ES

Outro número tão ou mais importante é o visitante número 15 milhões, previsto para dezembro. Dois anos depois de fundado, em 1982, o Tamar incentivou na Praia do Forte/BA a criação do seu primeiro centro de visitantes. Com apoio de colaboradores locais, os raríssimos turistas que chegavam podiam ver os ovos e os filhotes de tartaruga marinha recém nascidos, o que foi um sucesso. Um pequeno aquário foi construído, para onde 10 das duas mil tartarugas nascidas foram transferidas, “nem nós as conhecíamos, ou sabíamos exatamente o que comiam, o que faziam”, conta Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Tamar/ICMBio. Logo depois, um pequeno tanque foi providenciado.

Filhotes na Praia do Forte/BA

Trinta e três anos se passaram e até hoje o centro de visitantes da Praia do Forte nunca ficou um dia sem abrir suas portas. Esforços somados aos demais centros de visitantes no país (hoje, totalizando 11 centros), chegou-se a uma conclusão curiosa e emblemática: cada pessoa que vista o Tamar salva uma tartaruga marinha, ou seja, foram necessários 33 anos e 15 milhões de pessoas para salvar 15 milhões de tartarugas marinhas.

Apresentação de alunos da creche Finn Larsen, Praia do Forte/BA

O Tamar sempre foi coordenado pelo governo federal, na época do IBDF, depois IBAMA, e atualmente pelo ICMBio e coadministrado pela Fundação Pró-Tamar. Tem como uma das principais fontes de renda a visitação, que além da oportunidade de contribuir financeiramente, oferece às pessoas conhecer de perto o trabalho de conservação das cinco espécies que ocorrem no Brasil. Tornam-se amigos e saem defensores das tartarugas marinhas, na sua grande maioria. O restante do recurso vem do ICMBio/MMA, e de patrocínio da Petrobras e importante colaboração do Bradesco.

Tamarear, a força da música em defesa da natureza e das tartarugas marinhas

Para festejar números tão importantes o Tamar vai promover eventos chamados de Tamarear, envolvendo o público com a mensagem da conservação através da arte, da música, de exposições, vídeos e muito mais.

Em Fernando de Noronha, entre 01 e 05 de dezembro, o famoso guitarrista americano Stanley Jordan vai fazer show, aulas de técnicas de improviso, musicoterapia e outras atividades com a população e turistas. Ele será acompanhado por músicos brasileiros de primeira linha como Dudu Lima, Mamão, Ricardo Itaborahy, que se juntarão com músicos locais numa troca de experiências e repertórios. Palestras sobre biologia, conservação da natureza, tartarugas marinhas, golfinhos, baleias, entre outros temas, além de músicas compostas e arranjadas especialmente para a ocasião serão conhecidas. Na semana seguinte o grupo segue para fazer o mesmo na Praia do Forte, e recebe o reforço de Milton Nascimento.

Apresentação de Stanley Jordan na Praia do Forte, em 2011

O Tamarear não para por aí: vai para Sergipe, Ubatuba, Florianópolis, sempre nos centros de visitantes. Participarão também do Movimento Tamarear Luiz Caldas, João Donato, Dazaranha, Camisa de Venus, Ricardo Chaves, Armandinho, Toninho Horta, entre outros grandes nomes da música brasileira, sempre com a mesma filosofia: promover a interação entre músicos, comunidades e os visitantes com a conservação das tartarugas marinhas e da natureza.

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras