pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Chega ao fim temporada reprodutiva 2011/2012 na ilha da Trindade

24/09/2012 - Foram registradas cerca de 3.600 ocorrências reprodutivas de tartaruga verde, com estimativa de 2.000 ninhos. ↓

O Projeto Tamar/ICMBio acaba de fechar a temporada de desova (2011/2012) na ilha da Trindade, iniciada em outubro passado, registrando cerca de 3.600 ocorrências reprodutivas de tartaruga verde (Chelonia mydas), com estimativa de aproximadamente dois mil ninhos. Na ilha da Trindade, o Tamar conta com apoio da Marinha do Brasil, desde 1982, que mantém na ilha uma guarnição.

Desde 2007, uma equipe de pesquisadores do Tamar se reveza durante o ano todo para assegurar a continuidade dos estudos com as tartarugas verdes (Chelonia mydas). Como explica o coordenador regional do Tamar no Espírito Santo, João Carlos Thomé, a população da ilha da Trindade é a única que não sofreu ação antropogênica e é a maior dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental.

As praias das Tartarugas e dos Andradas se mantiveram como as de maior concentração, com mais de 60% das ocorrências. São praias consideradas prioritárias para o monitoramento noturno, realizado de dezembro a junho, com o objetivo de intensificar a marcação de fêmeas e a coleta de dados para estimativas sobre o tamanho da população que desova na ilha. Durante a temporada, 223 fêmeas foram marcadas pela primeira vez, num total de 598 animais diferentes flagrados.

Em janeiro, uma fêmea marcada na base do Tamar em Pipa (RN) foi encontrada desovando na praia das Tartarugas, em Trindade. Ela foi marcada dia 27/04/2009, passou por tratamento durante dois meses, e liberada de volta ao mar em 02/07/2009. 

 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras