pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tubarão-baleia com mais de 10 metros é avistado no litoral norte da Bahia

31/08/2012 - O maior peixe já conhecido no mundo foi registrado por uma equipe do Tamar, pela primeira vez em 30 anos. ↓

Tubarão-baleia com mais de 10 metros é avistado no litoral norte da Bahia

O tubarão-baleia pode chegar a 18 metros

O maior peixe já conhecido no mundo foi registrado na Bahia por uma equipe do Tamar, em agosto, pela primeira vez em 30 anos, durante uma expedição de pesquisa. O animal, com aproximadamente 10 metros de comprimento (pode chegar até 18m), da espécie Rhincodon typus é inofensivo ao homem e se alimenta por filtração de plâncton, macro-algas, krill, pequenos polvos e outros invertebrados. Os muitos dentes que possui não atuam na alimentação, a água entra constantemente na boca e sai através dos arcos das brânquias. Qualquer material capturado é engolido. Confira as fotos tiradas pela equipe:

Também conhecido pelos pescadores como “Cação Estrela”, por ter essas pintinhas brancas na pele que parecem um céu estrelado, o tubarão-baleia ocorre em praticamente toda a costa do Brasil, desde o Ceará, passando pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina até o Rio Grande do Sul. Atualmente, a espécie é protegida em diversos países do mundo.

Fonte de pesquisa: Projeto Tubarão-baleia - http://www.facebook.com/tubaraobaleia

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras