pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar ganha novos aliados nas ações de sensibilização e educação ambiental

25/06/2012 - O Projeto Tamar acaba de ganhar novos colaboradores, para fortalecer o seu trabalho de sensibilização, conscientização e educação ambiental em defesa das tartarugas marinhas. ↓

O Projeto Tamar acaba de ganhar novos colaboradores, para fortalecer o seu trabalho de sensibilização, conscientização e educação ambiental em defesa das tartarugas marinhas. É a Galera da Praia, formada por Dermón, Cabeção, Kelly Pente, Nana e Oliver, personagens criados pelo artista baiano Renato Barreto, inspirado nas cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

Além de integrar campanhas, programas e peças gráficas do Projeto, os cinco personagens vão compor histórias em quadrinhos, publicadas pelo site do Tamar e, aos sábados, no iBahia.com.

Clique na imagem p/ ampliar.

A Galera da Praia foi apresentada oficialmente no Dia Internacional da Tartaruga marinha, em junho (16). Segundo a oceanógrafa Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional do Tamar, a idéia é levar para as pessoas, de uma forma lúdica, informações e curiosidades sobre as tartarugas marinhas e o ciclo de vida desses animais. "É uma tentativa divertida de aproximar as pessoas das tartarugas marinhas", completa.

A Galera da Praia - Novos aliados do Tamar na conservação das tartarugas marinhas, a Galera da Praia é formada por um grupo de amigos engajados na divulgação de atitudes que as pessoas devem ter ao compartilhar o meio ambiente. São cinco tartaruguinhas cheias de personalidade que vão divulgar a mensagem do Tamar de forma leve e atraente:

Cabeção - Inspirado na tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), é brincalhão, atrapalhado, hiperativo e está sempre acompanhado do Craca, amigo inseparável e ranzinza, que muitas vezes age como sua consciência.

Dermón - É uma tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), a maior de todas as espécies. Tem sotaque hispânico, pois é originário de uma região africana colonizada por espanhóis, se alimenta no rio da Prata e dá suas voltinhas para comer no Brasil.

Nana - É a tartaruga verde (Chelonia mydas), amante e defensora da natureza. Está sempre fazendo dieta à base de algas.

Oliver - É muito corajoso e aventureiro. Inspirado na menor das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, a oliva (Lepidochelys olivacea).

Kelly Pente - A tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) é considerada a mais tropical de todas as espécies. É muito romântica, meiga e também vaidosa.

O criador - A Galera da Praia foi criada pelo baiano Renato Barreto, ilustrador e diretor de arte e de animação com experiência de 20 anos no mercado de publicidade e entretenimento em Salvador e fora do país. Premiado por seus trabalhos em animação para campanhas de publicidade, Renato morou um ano em Portugal, onde produziu o curta-metragem A Cor-Negra, com o qual participou de vários festivais internacionais. Desde então fez projetos para cinema, séries de televisão e clips musicais. Mais informações sobre o autor no site www.studiorenatobarreto.com.br

Renato Barreto ao lado de sua mais nova criação.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras