pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

No Dia da Tartaruga Marinha, o Tamar comemorou a vida

19/06/2012 - Atividades diurnas e noturnas movimentaram os Centros de Visitantes com várias homenagens. ↓

No Dia da Tartaruga Marinha, o Tamar comemorou a vida

O pesquisador explica o ciclo de vida das tartarugas marinhas, antes da soltura. Ubatuba/SP

O Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16/06) foi comemorado no Projeto Tamar com muita diversão e música. Atividades diurnas e noturnas movimentaram os Centros de Visitantes com várias homenagens: ao Dr. Archie Carr, que inspirou a criação desse dia, às comunidades e seus membros ilustres, professores, contadores de história, artesãos, pescadores e todos aqueles que contribuem diariamente, uns há mais de 30 anos, para que a recuperação dessas espécies seja possível no Brasil e no mundo. Saiba como foi o dia especial em cada estado, relembre momentos, e não perca no próximo ano!

BAHIA

No Centro de Visitantes da Praia do Forte, foram 16 horas de muita diversão e shows, reunindo um público de 1.200 pessoas. Durante o dia, pintura facial, jogo da evolução e oficina de artes garantiram a alegria da criançada no espaço infantil. Na programação noturna, teve o lançamento da nova turma de aliados do Projeto Tamar, a Galera da Praia, apresentação das crianças do Coral do Mar, regidas pelo músico Luciano Calazans, e o grupo Tamarear, que divulgou a mensagem da conservação através de canções do Projeto Tamar (com direito a canja de Ana Mametto e participação especial de Adauto Poeta). A celebração contou ainda com o show da Banda Spectro, em um emocionante tributo à Pink Floyd, e participações especiais de Luiz Caldas e Ricardo Chaves. Estavam entre os que puderam apreciar uma noite de manifestações da cultura local e música de primeira, a Diretora do Archie Carr Center for Sea Turtle Research, Karen Bjorndal, e o Diretor-Associado, Alan Bolten, professores do Departamento de Biologia da Universidade da Flórida.

Saiba mais: Tamar lança campanha no Dia Internacional das Tartarugas Marinhas 16/06/2012 - iBahia.com

SERGIPE

Não faltaram motivos para comemorações em Sergipe: Dia da Tartaruga Marinha e 10 anos do Oceanário de Aracaju. Já em ritmo de São João, os sergipanos e turistas foram dar parabéns ao aniversariante em um dia tão especial. Os 362 visitantes apoiaram o trabalho do Tamar e viram a Quadrilha Junina das Tartarugas Marinhas se apresentar, vestidos de festa, flor no cabelo, chapéu de palha, estampas típicas, como pede a tradição. "Viva a Tartaruga Marinha! Viva!". Teve soltura de filhotes e alimentação interativa, que sempre agradam crianças e adultos.

Em Pirambu, cerca de 50 pessoas, em sua maioria membros da comunidade, viram a apresentação da roda de capoeira especial em homenagem às madrinhas do grupo Unidos nas Tartarugas, que também contou sua história através de um vídeo produzido pelos professores e alunos. A história das pessoas que apoiam o Tamar, a cultura e as tradições da região.

CEARÁ

Em comemoração ao Dia Mundial da Tartaruga Marinha, o Projeto Tamar de Almofala preparou uma programação especial com visita monitorada para escolas e visitantes, sessões de pintura e desenhos para a criançada e ´Hora do gelo`, alimentação interativa das tartarugas marinhas, no Centro de Educação Ambiental. Teve também a soltura de uma tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea) que ficou presa em um curral de pesca na praia de Almofala e foi reabilitada e devolvida ao mar com a participação de cerca de 200 pessoas.

ESPÍRITO SANTO

Em Guriri, na parte da manhã, o Dia Internacional da Tartaruga Marinha contou com a instalação de placas indicativas de área de desova, na praia em frente ao Centro de Visitantes, com participação do Secretário de Meio Ambiente, Manoelito Almeida. Para a criançada, oficina pinte no gesso com tartarugas para colorir. Pela tarde, o público infantil se deliciou com algodão doce e participou da oficina de artes e da contação da história “A Tartaruga Timbó”. As crianças ganharam um lindo lápis com enfeites para lembrar o Dia. Cerca de 100 pessoas estiveram no CV.

SÃO PAULO

Ubatuba comemorou o Dia da Tartaruga Marinha (16/06) com monitoria especial, ‘Hora do Gelo’ e alimentação interativa, com um público de mais de 180 turistas e moradores que passaram pelo Centro de Visitantes. Teve Jogo da Tartaruga de Couro e a Dança das Tartarugas, pintura facial e contação de histórias. O mais especial e aguardado momento foi a soltura de uma tartaruga marinha da espécie Verde (Chelonia mydas), que reuniu mais de 60 pessoas na Praia Grande. Os pesquisadores do Tamar aproveitaram o momento para explicar sobre o ciclo de vida e a ecologia das tartarugas marinhas, as ameaças a que estão expostas e as ações desenvolvidas pelo Projeto para a sua conservação.

SANTA CATARINA

Na parte da manhã, os visitantes apreciaram a abertura da exposição fotográfica Mar Vermelho, montada no espaço museológico do Centro de Visitantes da Barra da Lagoa. Na parte da tarde, a criançada curtiu as brincadeiras educativas e pinturas faciais. O público teve a oportunidade de presenciar a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada na praia que fica próxima à base. A tartaruga verde (Chelonia mydas) foi encontrada presa a uma rede de pesca de tainha, peixe típico do inverno catarinense, cuidada e devolvida ao mar sob aplausos. E para fechar o quadro de atividades comemorativas, os visitantes participaram da alimentação interativa dos animais, que sempre conta com um público interessado em aprender mais sobre o comportamento dessas espécies. Ao todo, cerca de 250 pessoas visitaram a base de Floripa no Dia Internacional das Tartarugas Marinhas.

NORONHA

No Dia da Tartaruga Marinha, as crianças que estiveram no Tamar de Noronha aprenderam de forma divertida como é o ciclo de vida dos répteis marinhos e as ameaças a que estão expostos, através da Gincana da tartaruga e também com a exibição do filme “As Aventuras de Sammy”. No entardecer, na praia do Boldró, o público acompanhou a soltura de filhotes de Tartaruga Verde (Chelonia mydas). Pela noite, teve a partilha de um bolo comemorativo e sorteio da pelúcia Tartaruga Mãe, quando os apoiadores e divulgadores do Projeto deixaram frases para as Tartarugas Marinhas e o Meio Ambiente. A palestra “Dia Internacional das Tartarugas Marinhas: Preservando para o futuro”, encerrou a noite de comemorações no Centro de Visitantes.

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras